Título: Blair ordena produção de nova arma atômica
Autor: Colin Brown
Fonte: O Globo, 03/05/2005, O Mundo, p. 28

QUESTÃO NUCLEAR: DECISÃO SOBRE ARMAMENTOS ESTRATÉGICOS ÀS VÉSPERAS DE ELEIÇÃO PODE ASSUSTAR ELEITOR TRABALHISTA Projeto de quase R$50 bilhões substituirá atual sistema de mísseis lançados de submarinos, o que violaria tratado da ONU

LONDRES. O premier Tony Blair decidiu secretamente que o Reino Unido construirá uma nova geração de armas de dissuasão nuclear para tomar o lugar do envelhecido sistema de mísseis Trident, a um custo de 10 bilhões de libras (R$48,1 bilhões). A atitude certamente consternará milhares de eleitores do Partido Trabalhista às vésperas da eleição de quinta-feira.

A revelação de que a decisão já foi tomada tornará Blair vulnerável a novas acusações de falta de honestidade, no momento em que ele passa grande parte da campanha se defendendo de afirmações de que mentiu ao levar o país a entrar na guerra do Iraque. O objetivo do novo sistema é evitar que o Reino Unido perca seu status de potência nuclear quando a frota de submarinos atômicos do país for retirada de serviço.

A informação surge no momento em que a ONU inicia a reunião que a cada cinco anos revê o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, do qual o Reino Unido é signatário. Blair, portanto, enfrentará acusações de hipocrisia por pressionar países como Irã e Coréia do Norte a desistir de seus programas nucleares, suspeitos de terem como objetivo a construção de armas atômicas, enquanto Londres não cumpre o tratado.

¿ A decisão foi tomada muito recentemente. A lei americana não permite que os EUA produzam bombas para nós. Temos que construí-las nós mesmos, o que leva tempo. Por isso a decisão teve de ser tomada agora ¿ disse uma fonte do governo.

¿ Estas são as armas de destruição em massa de Blair ¿ acusou Alan Simpson, líder de uma coalizão de esquerda.

O sistema do Reino Unido é o Trident 2, criado em 1990 e com vida útil até 2020. Ele é usado em quatro submarinos da classe Vanguard.