Título: Guapimirim: análises revelam extensão de danos
Autor:
Fonte: O Globo, 04/05/2005, Rio, p. 24
Os primeiros resultados das análises químicas da água de cinco rios da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim deverão ser divulgados hoje. O estudo feito pelo laboratório de química da PUC vai determinar o grau de contaminação da água pelo óleo diesel que vazou após o descarrilamento de um trem cargueiro na semana passada, em Porto das Caixas, distrito de Itaboraí. As amostras dos rios Caceribu, Guaraí, Guaraí-Mirim, Guaxindiba e Macacu foram coletadas em dias alternados ao longo de toda a semana.
Empresa paga um salário a 102 pescadores
Ontem, cumprindo decisão judicial, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que transportava o óleo, começou a pagar a indenização de um salário-mínimo a 102 pescadores de Itaboraí. A lista dos beneficiados avalizada pela prefeitura foi elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a associação de pescadores do município. A expectativa da empresa é que o pagamento, que está sendo feito em domicílio, seja concluído ainda hoje.
Além da indenização, a FCA já distribuiu cerca de mil cestas básicas aos pescadores de Itaboraí, Guapimirim e Magé.
O trabalho de recolhimento do óleo que vazou para a APA continua sendo realizado com barreiras de contenção e absorção do óleo. A empresa calcula que mais de 90% do volume do óleo que vazou do trem descarrilado já foi coletado.