Título: Financiamento da Caixa vai beneficiar a Saara
Autor: Enio Vieira
Fonte: O Globo, 04/05/2005, Economia, p. 31

A área de comércio popular da Sociedade dos Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), no Centro do Rio, com suas 600 lojas filiadas, foi escolhida como um dos cinco locais onde a Caixa Econômica Federal lançará um programa para crescer no segmento de micro e pequenas empresas. Ontem, a instituição assinou convênio com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CABC) para oferecer serviços e linhas de créditos aos dois milhões de associados à entidade. Além do Centro do Rio, o projeto-piloto funcionará nos próximos 90 dias nas cidades de Pouso Alegre (MG), Uberlândia (MG), Campo Grande (MS) e Itaperuna (RJ).

O presidente da Caixa, Jorge Mattoso, disse que serão analisadas nestes três meses as necessidades das empresas. Segundo ele, o banco tem R$ 14 bilhões para aplicar este ano em crédito a pequenas empresas, que hoje representam 90% de seus 600 mil clientes pessoas jurídicas. As vantagens do convênio ¿ como linhas especiais de crédito ¿ são dirigidas apenas às empresas filiadas à CABC. A região da Saara serviu de base para os primeiros estudos que resultaram no convênio.

A Caixa também pretende selecionar lojas no varejo para atuarem como correspondentes bancários, a exemplo do papel que desempenham hoje as casas lotéricas.

¿ A estimativa é ter um crescimento de 36% na carteira comercial de crédito em 2005, podendo alcançar um nível de R$ 36,3 bilhões em operações. É uma expansão extraordinária, principalmente entre as pequenas empresas ¿ disse Mattoso.

Dos R$ 36,3 bilhões projetados para novas operações de crédito este ano, uma parte de R$ 14 bilhões irá para as empresas e cerca de R$ 23 bilhões, para pessoas físicas.

Os serviços oferecidos pela Caixa serão crédito para investimento, capital de giro, pagamento de despesas e folha de pagamento. Também está prevista a criação de um shopping virtual na internet.

O presidente da Confederação, Luiz Otávio Gomes, ressaltou que o convênio prevê a criação de cartões de crédito específicos para as empresas. A confederação pretende negociar com as administradoras de cartões de crédito uma redução de custo para uso das máquinas eletrônicas de venda nas lojas.