Título: Dilma diz que governo pode reduzir imposto de concessionárias de energia
Autor:
Fonte: O Globo, 04/05/2005, Economia, p. 31
A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, afirmou que o governo poderá reduzir os impostos pagos pelas concessionárias de energia elétrica para compensar um menor reajuste das tarifas. Segundo ela, não há forma de obrigar as concessionárias a negociarem, mas se isso ocorrer ¿será produtivo¿ para todos, já que parte da pressão inflacionária vem dos preços administrados:
¿ Os distribuidores têm falado muito sobre os efeitos da tributação na tarifa de energia. As negociações podem começar por isso. Houve elevação da alíquota de PIS, Cofins e ICMS e há tributos de várias origens.
Na segunda-feira, o presidente do BNDES, Guido Mantega, disse que o governo poderia fazer algum acordo com as concessionárias para aliviar o reajuste das tarifas, ressaltando que o governo é contra o rompimento de contratos. Na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu mudanças nos índices usados para reajustar as tarifas. Dilma, que fez palestra ontem na Câmara Americana de Comércio de São Paulo, disse que o Brasil respeita contratos.