Título: Trabalhistas têm preferência da imprensa
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 04/05/2005, O Mundo, p. 34
Tony Blair está ganhando também a batalha da mídia. Ontem, três dos principais jornais britânicos anunciaram em editoriais seu apoio ao primeiro-ministro. ¿The Times¿, ¿Financial Times¿ e ¿The Guardian¿ basearam sua decisão no que consideram uma prova de incompetência da oposição em voltar ao poder.
¿Oito anos depois de 1997, o Partido Conservador ainda não pensou no que pode oferecer aos britânicos no século XXI. Até que o faça, não merece ser eleito¿, disse o texto do ¿Guardian¿. O jornal, porém, fez a ressalva de que os trabalhistas deixaram de lado prioridades muito mais importantes para o Reino Unido quando decidiram apoiar os EUA na invasão do Iraque.
O ¿Times¿ disse considerar uma vitória de Blair com uma oposição conservadora mais atuante como o resultado mais justo. O jornal tomou a mesma decisão do tablóide sensacionalista ¿The Sun¿, que há duas semanas anunciou seu apoio a Blair com a emissão de fumaça vermelha (a cor oficial dos trabalhistas) pela chaminé do incinerador de sua sede.
Por sua vez, o ¿Independent¿, apesar de sua aberta simpatia pelos liberais-democratas (PLD), optou por não favorecer ninguém por achar que o partido não tem chance de vitória. O jornal disse esperar que Blair seja substituído pelo ministro Gordon Brown e que o PLD saia fortalecido das urnas. (F.D.)