Título: PARA RECEITA, HOUVE 560 MIL DECLARAÇÕES A MAIS
Autor: Martha Beck
Fonte: O Globo, 30/04/2005, Economia, p. 38
Estimativa foi feito pelo Fisco pouco antes do fim do prazo de entrega do Imposto de Renda pela internet
BRASÍLIA. A maior prestação de contas ao Leão da história do país terminou às 20h de ontem com um saldo de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2005 (ano-base 2004) acima do esperado. Até as 19h, o número de documentos entregues à Receita Federal era de 19,9 milhões, sendo que a estimativa do Fisco era que, até o fim do prazo, esse número chegasse a 20,560 milhões - meio milhão a mais do que a estimativa inicial da equipe comandada pelo secretário Jorge Rachid. Isso porque, este ano, muita gente se apressou para enviar as informações dentro do prazo de dois meses, que começou em 1º de março.
Em 2004, as estimativas também foram superadas. O total esperado era de 18 milhões de declarações, mas 18,8 milhões de pessoas entregaram dentro do prazo.
- Normalmente, 5% dos contribuintes acabam perdendo o prazo para a entrega das declarações. Mas este ano o saldo foi melhor. Foram mais de 500 mil acima do esperado - disse o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.
Multa por atraso pode ir a 20% do imposto devido
O meio preferido pelos contribuintes foi mesmo a internet. Mais de 90% das declarações foram entregues pela rede. O trabalho foi coordenado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação, vinculada ao Ministério da Fazenda. Apenas 500 mil pessoas físicas em todo o Brasil optaram pelos formulários de papel.
Às 20h de ontem, o sistema da Receita saiu do ar e agora só voltará a partir de segunda-feira. Portanto, quem perdeu o prazo terá de acertar as contas com o Leão pagando multa. O valor varia de R$165 a 20% do imposto devido, acrescido de 1% a cada mês de atraso. É exigida a apresentação da declaração pelo contribuinte que teve rendimentos tributáveis acima de R$12.696 em 2004.
Rachid disse ontem que o processo de entrega foi tranqüilo. Segundo ele, apesar do grande volume de declarações realizadas no último dia, não houve congestionamento no sistema do Fisco.
- Não houve congestionamento. Mas é claro que a rapidez no envio da declaração depende de fatores como a conexão e o computador do usuário - afirmou Rachid.
Ele destacou que o dia de maior movimento no sistema da Receita foi a última quinta-feira. Durante o dia, a Receita chegou a receber 260 mil declarações hora, 70 por segundo e quatro mil por minuto.
Quem não optou pela internet teve um prazo mais curto para acertar as contas com o Leão. Os contribuintes que utilizaram disquetes tiveram que entregar a declaração nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica até o fim do expediente. Já quem enviou o documento por meio de formulário de papel teve até o fim do expediente dos Correios, onde a declaração precisava ser entregue.
"Normalmente, 5% dos contribuintes perdem o prazo. Mas este ano o saldo foi melhor"
JOAQUIM ADIR
Supervisor nacional do IR