Título: SACHS SUGERE AO BRASIL INVESTIR EM EDUCAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 30/04/2005, Economia, p. 38

Economista diz que país pode se tornar potência comercial

BRASÍLIA. O economista Jeffrey Sachs deu ontem sua receita para que o Brasil tenha crescimento econômico sustentado e fique menos vulnerável à turbulência no mercado internacional: buscar novos mercados e investir em tecnologia e educação. Diretor do Projeto do Milênio e assessor do secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, Sachs disse que o país está fazendo agora o que as nações do Leste da Ásia fizeram há 25 anos: tornar-se uma economia mais aberta.

- Combinar educação e desenvolvimento tecnológico com uma visão voltada para o mercado externo vai tornar o Brasil uma das maiores potências de comércio do mundo, e isso é a chave para escapar dos altos e baixos dos últimos 25 anos - disse o economista, que veio ao Brasil para discutir com o governo o cumprimento das Metas do Milênio, que prevêem redução da pobreza até 2015.

Sachs elogiou os esforços da equipe econômica para controlar a inflação e melhorar a percepção dos investidores em relação à economia brasileira. Mas destacou que crescimento econômico não é suficiente para reduzir a pobreza:

- Quando o governo assumiu, o mercado financeiro internacional bateu forte no Brasil. Isso porque o mercado não se baseia em fundamentos, mas em percepções, pânicos e profecias. O governo conseguiu crescer e isso deve continuar. Mas crescimento não resolve sozinho. É preciso haver investimentos públicos.