Título: TAIWAN USA OPOSIÇÃO PARA ENVIAR MENSAGEM À CHINA
Autor:
Fonte: O Globo, 02/05/2005, O Mundo, p. 19
Presidente tenta minimizar encontro histórico entre Hu Jintao e o líder do Kuomintang
TAIPÉ. Numa iniciativa sem precedentes, o presidente de Taiwan, Chen Shui-bian, anunciou ontem que enviará mensagem aos dirigentes da China por meio de um líder da oposição que embarcará quinta-feira para Pequim. Chen indicou James Soong, presidente do Partido Primeiro o Povo (PPP), para transmitir seus pontos de vista. Porém, o presidente de Taiwan não deu detalhes sobre o conteúdo da mensagem nem disse se ela será entregue diretamente ao presidente da China, Hu Jintao.
Mesmo com a ajuda de um intermediário, esse seria o primeiro contato na História entre presidentes da China e de Taiwan. Chen Shui-bian, que comanda uma política de independência em relação a Pequim, tomou a iniciativa motivado pelo encontro histórico da semana passada entre Hu e Lien Chan, o primeiro líder do Kuomintang (antigos nacionalistas chineses) a visitar a China desde que o Partido Comunista (PCC) conquistou o poder, em 1949, após a guerra civil que obrigou os nacionalistas a fugirem para Taiwan.
Na tentativa de minimizar a importância da reunião entre Hu e Lien, o presidente de Taiwan afirmou que somente um acordo direto entre os líderes dos dois países conseguirá normalizar as relações bilaterais.
Segundo analistas políticos locais, se o governo taiwanês autorizar Soong a discutir temas relevantes com a China, Chen poderá derrubar a estratégia chinesa de intensificar a divisão entre seu partido e a oposição.