Título: FIDEL, CHÁVEZ E LULA SE DESTACAM EM PESQUISA
Autor: Edulfo Peña
Fonte: O Globo, 02/05/2005, O Mundo, p. 20

Estudo realizado em 17 países aponta os três como os principais líderes da América Latina

BOGOTÁ. Fidel Castro, Hugo Chávez e Luiz Inácio Lula da Silva foram os presidentes mais votados na mais recente edição do Barômetro Ibero-Americano de Governabilidade, pesquisa realizada em 17 países ¿ incluindo Espanha e Portugal, mas sem contar Cuba e Porto Rico.

Os três figuraram na maioria das respostas para a pergunta ¿Qual é o líder mais importante da América Latina?¿. O nome de Lula só não foi mencionado num dos países, a República Dominicana.

Participam do estudo, organizado há 13 anos, empresas de pesquisa de opinião dos países envolvidos. O trabalho é coordenado pelo Centro Nacional de Consultoria, da Colômbia.

Depois dos presidentes de Cuba, da Venezuela e do Brasil, surgem na lista Vicente Fox, do México, com menções em cinco países diferentes do seu; Álvaro Uribe, da Colômbia, e Ricardo Lagos, do Chile, com duas indicações cada; e Néstor Kirchner, da Argentina, com uma.

Equador, Peru e Guatemala apresentam os mais baixos índices de governabilidade, segundo a pesquisa. O estudo, cujo trabalho de campo foi realizado antes da queda do presidente do Equador, Lucio Gutiérrez, semana passada, parece antecipar o que aconteceu, já que o governo de Gutiérrez foi um dos mais criticados.

A pesquisa parece mostrar uma nova realidade do continente: a aceitação de líderes com ares esquerdistas no antigo sólido bloco pró-EUA.

¿EL TIEMPO¿ integra o GDA ¿ Grupo de Diários América