Título: PROTESTO MARCA CERIMÔNIA DO EXÉRCITO
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 02/05/2005, O País, p. 9

Parentes de militares pedem aumento salarial durante troca da bandeira

BRASÍLIA. Parentes de militares aproveitaram a cerimônia de troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes, para fazer uma manifestação em defesa do aumento salarial de 23%, prometido no ano passado aos integrantes das Forças Armadas. Cerca de 60 mulheres e filhos de militares usaram camisetas pretas e levaram faixas com palavras de ordem e bandeiras do Brasil, além de pintar faixas verdes e amarelas no rosto. Na saída do comandante do Exército, general Francisco Albuquerque, os manifestantes cobraram o aumento com gritos de ¿ Lula lá, prometeu tem que pagar, 23% agora, já¿.

Desde o início do mês passado, as mulheres de militares têm realizado protestos em Brasília cobrando o aumento dos salários dos maridos. No ano passado, em negociação com o então ministro da Defesa, José Viegas, foi acertado um aumento de 33% nos pagamentos. Uma parcela de 10% foi concedida no ano passado, e o restante ficou para este ano.

Na quinta-feira passada, as mulheres de militares montaram um acampamento no gramado em frente ao Congresso, de onde seguiram ontem para a cerimônia de troca da bandeira.

Crianças acompanharam mães no protesto

Cerca de 20 crianças acompanharam as mães na manifestação, inclusive um bebê de 8 meses. Coube às crianças puxar a caminhada levando uma bandeira. Na saída de Albuquerque, 30 soldados da Polícia do Exército fizeram um cordão de isolamento para proteger o comandante. Ele saiu rapidamente e não falou com os manifestantes.