Título: ARGENTINA REFORÇA PROTESTO SOBRE MALVINAS NA UE
Autor:
Fonte: O Globo, 30/04/2005, O Mundo, p. 43

Constituição Européia inclui ilhas como território britânico

CIDADE DA GUATEMALA. Revoltado com a inclusão das ilhas Malvinas na Constituição da União Européia (UE) como território britânico, o governo argentino instruiu seus embaixadores nos 25 países-membros da organização a protestarem contra a medida. Segundo o chanceler Rafael Bielsa, a Argentina não busca uma "escalada verbal" sobre o assunto, mas tampouco pretende mudar sua posição.

- Este é outro conflito mais, outra escalada mais, outra pequena disputa diplomática em torno de um tema sobre o qual a Argentina não pensa em dar qualquer passo atrás - disse Bielsa, durante visita à Guatemala.

Guerra em 1982 deixou mais de 900 mortos

O chanceler se referia a comentários do governo britânico sobre as ilhas - que chama de Falklands - de que sua posição não havia mudado.

- Para a Argentina, a posição sobre as Malvinas não é uma opinião, é uma convicção - afirmou. - A Argentina tem protestado sistematicamente em todos os fóruns internacionais, reivindicando seu direito de soberania sobre as Malvinas.

O chanceler informou que seu país apresentou na quinta-feira um protesto formal em Bruxelas, sede da UE. A presidência da UE informou apenas que não dará declarações sobre o assunto porque sua posição não mudou em relação a tratados anteriores.

A Argentina reclama a soberania das ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, em poder da Grã-Bretanha há mais de 200 anos. O conflito gerou uma guerra entre os dois países em 1982, que deixou 649 mortos no lado argentino e 272, no britânico.