Título: Aposta pesada em Campos
Autor: Aloysio Balbi
Fonte: O Globo, 14/10/2004, O País, p. 3

Às vésperas do segundo turno das eleições, o governo Rosinha Matheus cadastrou mais de mil famílias carentes durante o dia de ontem, em pelo menos cinco pontos de cadastramento montados em Campos, no programa Cheque Cidadão, que distribui R$ 100 por mês para os beneficiados. Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estiveram em postos de cadastramento e entregarão hoje à juíza eleitoral, Maria Tereza Gusmão, relatório sobre o caso. A juíza disse que se os relatórios apontarem indícios de favorecimento eleitoral, enviará o caso para o Ministério Público.

Tanto a governadora quanto o secretário licenciado de Segurança Pública, Anthony Garotinho, estão em Campos em campanha para seu candidato a prefeito, Geraldo Pudim (PMDB). Ontem, Rosinha ainda inaugurou uma policlínica na cidade, obra que não está em condições de funcionar plenamente, liderou uma carreata e participou de dois comícios do candidato do PMDB.

Senha, só com o título de eleitor

Assim que as imensas filas foram se formando nos diferentes pontos de cadastramento do Cheque Cidadão, entre eles dois Cieps, chegavam ao TRE denúncias de irregularidades, como a entrega de uma senha mediante a apresentação do título de eleitor, para que a pessoa pudesse se cadastrar. Os fiscais estiveram numa casa na Rua Ramiro Braga 221, no Parque Leopoldina, em que as pessoas recebiam uma senha, mas tinham o número do título de eleitor anotado. Os fiscais tomaram depoimentos para o relatório que será enviado à Justiça.

A senha seria para cadastramento na Escola Estadual João Pessoa. A responsável pelo serviço, Margarida Santos, afirmou que as inscrições começaram há dois meses em outra escola da cidade, mas que, por causa do tumulto, as inscrições tiveram que ser distribuídas por núcleos em diversos bairros. No Ciep Wilson Batista, em Guarus, a Polícia Militar ajudou a organizar a fila, num trabalho que contou com a apoio de integrantes do programa Jovem pela Paz, também do governo do estado. No Ciep, apenas ontem teriam sido cadastradas cerca de 1.200 pessoas.

Em outro Ciep, o do Parque Aurora, havia duas filas. Muita gente saiu frustrada, como a vendedora ambulante Rosa da Penha. Ela disse que está inscrita no programa há mais de cinco meses e que até hoje não recebeu o dinheiro. Desistiu. Desolada também estava a doméstica Nilsa da Silva que, na fila para novo cadastramento, não levou todos os documentos exigidos e foi excluída.

Entre os documentos exigidos para o cadastramento estão título de eleitor, comprovante de residência, carteira de identidade, cartão de vacina dos filhos em dia e matricula das escolas.

Além dos fiscais do TRE, o Grupo de Apoio aos Promotores foi chamado pela Justiça Eleitoral para apurar o uso do cadastramento de forma eleitoral pelo PMDB. O grupo fará um relatório que será enviado hoje à juíza eleitoral.

Pudim, que disputa o segundo turno com Carlos Alberto Campista (PDT), apoiado pelo prefeito Arnaldo Vianna, disse que não tem relação com o Cheque Cidadão. O candidato do PMDB afirmou que as acusações não passam de uma reação ao processo que seu partido está enviando ao Ministério Público, denunciando um suposto esquema de compra de votos para levar o adversário ao segundo turno.

Rosinha, ao lado de Garotinho, inaugurou ontem em Campos a 4 Policlínica do Corpo de Bombeiros. A solenidade incluiu a formatura de tropas do 5 Grupamento de Incêndio e teve um clima eleitoral. Projetada para abrigar centro cirúrgico e maternidade, entre outras especialidades médicas, a policlínica neste primeiro momento funcionará apenas como ambulatório e com salas para pequenas cirurgias.

Construída numa área em que funcionou a garagem da desativada Companhia de Transportes Coletivos (CTC), a policlínica teve apenas uma parte inaugurada. Foram os primeiros 1.775 metros quadrados de área construída, o que corresponde a 30% do projeto original. A governadora disse que estava entregando uma obra consolidada e em condições de funcionamento.

¿ Se estamos projetando mais do dobro para um segundo momento é sinal de que a obra é boa e grande. Não tem fachada aqui sendo inaugurada não. A policlínica, como relatou o diretor médico, Ricardo Madeira, vai começar funcionando imediatamente, oferecendo consultas médicas e serviço de odontologia. É um sonho de 14 anos dos bombeiros que agora está sendo realizado. Esta não é uma obra política ¿ disse a governadora.

Rosinha ainda liderou uma carreata do candidato do PMDB. O cortejo saiu do Parque Imperial e percorreu diversos bairros e distritos, como o de Goitacazes, porta de entrada da Baixada Campista, área de grande concentração de eleitores.

Além da carreata, sempre acompanhada de Garotinho, Rosinha teve fôlego para participar de dois comícios à noite, um no Parque Presidente Vargas e outro no El Dourado. A governadora disse que retornará a Campos no dia 25 para anunciar investimentos da iniciativa privada na região.

Recadastramento em todo o estado

A secretaria estadual de Ação Social informou que irá fazer o recadastramento das pessoas beneficiadas pelo Cheque Cidadão em todo o estado. A primeira cidade escolhida foi Campos. A idéia, segundo a secretaria, é avaliar a situação das famílias que recebem o benefício. Os dados deverão ser aproveitados por outros programas sociais do estado.

Ainda ontem em Campos, Rosinha voltou a falar na ponte que o estado quer construir sobre o Rio Paraíba do Sul, que corta a cidade. A obra gerou polêmica porque o prefeito disse que a idéia era dele. A governadora afirmou que há 40 dias foi a cidade levando os pilares da ponte e que ontem autorizou o inicio da obra:

¿ Agora vamos bater estacas ¿ disse ela, lembrando que o projeto já tem todas as licenças necessárias para sua execução, esquecendo que existe pelo menos uma ação popular, movida pelo Centro Norte Fluminense para a Conservação da Natureza, contra a construção da ponte.

Já Garotinho voltou ontem a acusar o prefeito de compra de votos no primeiro turno.

¿ Temos depoimentos contundentes de pessoas em diversas partes do município que contam como o sistema funcionou. Está tudo sendo enviado ao Ministério Público ¿ disse Garotinho.