Título: MÉXICO VAI VOLTAR A EXIGIR VISTO DE BRASILEIROS
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 05/05/2005, O País, p. 14

Objetivo seria conter migração ilegal para os EUA, mas diplomatas temem retaliação por apoio do Brasil ao Chile na OEA

WASHINGTON. Daqui a duas semanas o México passará a exigir visto de entrada aos brasileiros que desejem visitar o país, mesmo como turista. O objetivo da iniciativa é interromper ¿ ou ao menos reduzir significativamente ¿ o crescente fluxo de pessoas que saem do Brasil e usam o México como um corredor para entrar por terra, ilegalmente, nos Estados Unidos. Desde fevereiro de 2004 os brasileiros podiam entrar no México só com o passaporte, graças a um acordo fechado entre os dois governos em dezembro de 2003.

A medida é tida como o resultado de fortes pressões do governo americano. A Patrulha de Fronteira dos EUA tem detido, em média, 75 brasileiros por dia desde outubro passado. O governo do México, no entanto, nega que tenha havido qualquer tipo de coerção:

¿ É uma questão humanitária, pois são grandes os riscos para quem tenta fazer aquela travessia. Nós temos uma tradição de hospitalidade, de atenção cuidadosa com os visitantes estrangeiros e temos um carinho específico pelos brasileiros ¿ argumentou um porta-voz da Secretaria de Relações Exteriores (SRE) do México.

Maioria dos ilegais é da América Central

Fontes diplomáticas, no entanto, insinuaram que a nova exigência seria uma forma do México demonstrar na prática a sua insatisfação com o fato de o Brasil ter apoiado o candidato do Chile, e não o mexicano, para o posto de secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA). O chileno José Miguel Insulza foi o vencedor.

Essa especulação ganhou corpo porque o número de brasileiros (2.444) detidos no México e deportados ao serem apanhados quando tentavam entrar ilegalmente nos EUA, no ano passado, significou apenas um por cento do total de estrangeiros (215 mil) apanhados na mesma situação. A grande maioria é formada por cidadãos da América Central, dos quais o México não exige visto.

Em janeiro e fevereiro passados o governo mexicano impediu a entrada no país de 1.295 brasileiros, por suspeitar que se tratavam de pessoas que pretendiam entrar clandestinamente nos EUA. Nesse mesmo período, 242 brasileiros foram detidos por policiais do México nas proximidades da fronteira com aquele país.

A SRE e o Instituto Nacional de Migração estão cuidando dos últimos detalhes para oficializar a exigência de visto a brasileiros. Além de obter um visto num consulado mexicano, ao desembarcar no México os cidadãos brasileiros terão de apresentar uma passagem de volta, o endereço de um hotel ou de uma residência no país. E também deverão demonstrar que têm dinheiro suficiente para se manter durante a permanência declarados no formulário de entrada.

Dois brasileiros são presos por falsificar documentos

Em Boston, um casal de brasileiros foi condenado à prisão e posterior deportação por produzir e vender documentos falsos de identificação para imigrantes ilegais.

Segundo o promotor Michael Sullivan, Frank da Silva passará 15 meses na cadeia e sua cúmplice, Valdin Santos, 13 meses. Ele produzia em seu apartamento em Worcester cópias de green cards (o documento de residência nos EUA) e cartões da Seguridade Social, equivalentes ao CPF no Brasil. E ela os vendia a US$65 (cerca de R$163) cada.

Os dois praticaram esse crime ao longo de cinco meses, segundo detetives que se apresentaram a eles como se fossem imigrantes ilegais e adquiriram os documentos.