Título: NOVO MOTIM DE INTERNOS DA FEBEM DEIXA 53 FERIDOS E MOBILIZA CEM PMS
Autor:
Fonte: O Globo, 05/05/2005, O País, p. 15

Os 400 adolescentes estavam armados com paus, facas, enxadas e foices

SÃO PAULO. Mais de cem policiais militares controlaram ontem um motim de pelo menos 400 internos da Febem, no Complexo do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo. O motim, que começou às 10h45m, durou cerca de três horas, segundo a Febem. Com escoriações e perfurações pelo corpo, 53 feridos, dez deles menores, foram atendidos no Hospital do Tatuapé. Funcionários foram rendidos e agredidos. Três deles ficaram internados em observação.

Rebelados invadiram oficinas e escolas

Aos gritos de ¿é boa¿, espécie de frase de ordem, 400 internos tomaram quatro unidades do complexo, de acordo com a Febem. Mas funcionários afirmaram que todos os 1.200 internos participaram. Testemunhas contaram que o motim foi súbito. ¿Estava no pátio com meu filho e de repente, dezenas deles, começaram a correr, com paus, facas, enxadas e foices¿, contou Maria Aparecida Campos, que ficou com o filho de 15 anos, até por volta das 13h, quando o motim foi controlado.

Segundo menores, a rebelião seria uma represália a agressões sofridas por internos na segunda-feira, durante desativação de uma das unidades. Para a Febem, o motim foi resultado do descontentamento de alguns contra o transferência de internos para outras unidades.

Os internos depredaram carros e invadiram oficinas e escolas. Acionada, a PM enviou uma tropa, o canil e a cavalaria do Pelotão de Choque, patrulhas do 8º Batalhão de área e um helicóptero Águia. Os mais de cem homens conseguiram, segundo a Febem, controlar a crise, por volta das 14h. Mas a situação permaneceu tensa até o início da tarde, quando alguns rebelados ainda faziam tumulto e ameaçavam nova rebelião.