Título: SP: INFLAÇÃO FICA ACIMA DO ESPERADO
Autor: Ronaldo D' Ercole
Fonte: O Globo, 05/05/2005, Economia, p. 34

IPC da Fipe sobe 0,83% em abril, a maior taxa nos últimos oito meses

SÃO PAULO. O aumento inesperado nos preços dos alimentos, combinado com o reajuste dos remédios e das passagens de ônibus na cidade de São Paulo, fizeram com que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe subisse para 0,83% no mês passado, contra 0,79% em março. Foi a maior alta do índice desde agosto de 2004, quando o IPC subiu 0,99%.

Embora a inflação de abril tenha sido quase duas vezes a taxa inicialmente esperada para o mês, que era de 0,45%, o coordenador da Fipe manteve inalterada sua projeção para a variação do IPC este ano, entre 5% e 5,5%. Nos quatro primeiro meses de 2005, o índice já acumula uma alta de 2,56%, e, em 12 meses, a variação chega a 7,94%.

Pressionado pelo aumento nos preços de itens como o leite longa vida (com alta de 7,07% no mês) e a batata (9,38%), o grupo Alimentação registrou alta média de 1,55% em abril, muito acima da variação de 0,29% do mês anterior.

¿ A alta dos alimentos, principalmente dos in natura, pressionou bastante, e de forma inesperada, o índice de abril ¿ observou o coordenador do IPC da Fipe, Paulo Picchetti. ¿ Mas essa pressão não deve continuar, porque as altas desses itens começam a desacelerar. Este mês estão saindo do índice todos esses elementos de pressão. Por isso a expectativa para maio é bem melhor.