Título: UM NOME POUCO CONHECIDO ATÉ O ANO PASSADO
Autor:
Fonte: O Globo, 05/05/2005, O Mundo, p. 40
Terrorista lutou contra a ocupação soviética do Afeganistão
ISLAMABAD. Relativamente desconhecido até 2004, Abu Faraj al-Libbi era ligado a Amjad Farooqi ¿ terrorista morto em setembro e que estava envolvido no seqüestro e na morte do jornalista americano Daniel Pearl, em Karachi, em 2002 ¿ revelou o ministro do Interior paquistanês, Aftab Sherpao.
¿ Toda vez que interrogamos alguém ligado à al-Qaeda, o nome dele aparece ¿ contou uma fonte.
O local e o dia da captura não foram informados. E embora algumas fontes do governo tenham dito que ele foi preso no Waziristão, outras citaram Mardan, perto de Peshawar, no noroeste do Paquistão, a menos de 80 quilômetros do Afeganistão.
Nascido em 1965, Libbi pisou pela primeira vez no Paquistão na década de 80, para lutar contra a ocupação soviética do Afeganistão, numa guerra apoiada secretamente pelos EUA. Após o conflito, ele se juntou a Osama bin Laden no Sudão e se tornou um dos chefes de operação da al-Qaeda no norte da África.
Libbi sofre de leucodermia, doença semelhante ao vitiligo, caracterizada pela perda de melanina. No grupo, era conhecido como Dr. Tawfiq. Mas segundo fontes paquistanesas, seu nome verdadeiro seria Ibrahim, e Faraj seria o nome de seu pai.
www.oglobo.com.br/mundo