Título: CHÁVEZ DIZ QUE NÃO HÁ DEMOCRACIA COM CAPITALISMO
Autor:
Fonte: O Globo, 05/05/2005, O Mundo, p. 41

Presidente da Venezuela afirma que o socialismo é o caminho para seu país e pede que EUA o deixem em paz

CARACAS. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou ontem que o capitalismo e a democracia são incompatíveis, ao dizer que o caminho de sua ¿revolução pacífica¿ é o socialismo.

¿ A verdadeira democracia é impossível com o capitalismo, porque o que há são alguns poucos poderosos sobre as maiorias fracas ¿ disse Chávez.

O presidente afirmou ainda:

¿ Onde a maioria é explorada, não há democracia. Que a chamem de democracia é uma coisa, mas não é democracia.

E acrescentou:

¿ A rota é o socialismo, a democracia verdadeira, a igualdade.

Nos últimos dias, Chávez tem insistido que o socialismo é o modelo a ser seguido em seu país, assinalando, porém, que não pretende copiar sistemas como o da extinta União Soviética ou como o de Cuba, país do qual tem se aproximado. O presidente tem dito que seu objetivo é inventar um ¿socialismo do século XXI¿.

Em mais uma crítica aos EUA, Chávez considerou ontem preocupante a presença de tropas americanas na Colômbia. O comentário foi feito enquanto ele lia uma notícia sobre dois soldados americanos presos na Colômbia sob suspeita de contrabando de armas.

¿ Isto é um problema para nós. É um motivo para nos preocuparmos que as forças americanas estejam na Colômbia ¿ afirmou.

Chávez: respeito dos EUA pela primeira vez

O governo colombiano tem sido o maior aliado do presidente George W. Bush na América do Sul, e tem desavenças com Chávez. Sobre os EUA, o presidente venezuelano disse ainda:

¿ Se não podemos ter relações construtivas, tudo bem. É como ter um vizinho e você querer ser amigo dele, ao menos ter uma relação. Se não podem ter, pelo menos que nos deixem em paz. Isto bastaria.

Terça-feira, o secretário de Estado-adjunto para o Hemisfério Ocidental americano, Roger Noriega, afirmou que seu país quer manter um diálogo sério e construtivo com a Venezuela. Chávez disse que foi a primeira vez que os EUA respeitaram a Venezuela.