Título: PRESIDENTE OUVE QUEIXAS DE SEVERINO
Autor:
Fonte: O Globo, 06/05/2005, O País, p. 5

Deputado diz que não está em confronto com governo, mas pede que conversem com ele

BRASÍLIA. Tentando melhorar a situação do governo no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conversa de mais de uma hora, ontem, no Palácio do Planalto, com o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). De um lado, Severino reclamou da desarticulação do governo, que nunca o procura, mas disse que não está em linha de confronto com o Executivo. Já Lula sugeriu a Severino que ele dê menos entrevistas e procure preservar sua imagem como representante máximo da Câmara.

A expectativa no governo é que, após o encontro, precedido de uma reunião de Severino com o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, será possível criar um ambiente de maior previsibilidade nas votações de projetos de interesse do Executivo. Mas Severino tinha muitas ressalvas após o encontro:

- Estou disposto a ajudar o governo mas é preciso que conversem comigo. Na eleição para o Conselho Nacional de Justiça ninguém me pediu nada.

Severino contou ainda a Lula que, sobre a Medida Provisória 242, que limita a concessão de auxílio-doença pela Previdência, ele chegou a dar a relatoria para o PFL, mas voltou atrás para oferecer o cargo ao PP, que por fim o cedeu para o PT. Disse também que a decisão sobre a data de votação da reforma tributária era dele, mas que ele tinha concordado em dar um tempo para que o governo procurasse chegar a um acordo.

- Não quero afrontar ninguém - disse Severino no encontro com Lula.

Legenda da foto: SEVERINO E a rainha da Fenadoce: reunião também com Lula