Título: ANDRÉ LUIZ RESPONDERÁ A INQUÉRITO NA JUSTIÇA DO RIO
Autor:
Fonte: O Globo, 06/05/2005, O País, p. 5

Ex-deputado perdeu foro privilegiado. Rodrigues e Chico Alencar temem ameaças de morte

BRASÍLIA. Sem foro privilegiado, o ex-deputado federal André Luiz terá que responder, na Justiça comum do Rio de Janeiro, ao inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar as denúncias de crimes de corrupção passiva e ativa. Além da tentativa de extorsão de R$4 milhões do empresário de jogos Carlinhos Cachoeira, que resultou na cassação do seu mandato pela Câmara, as denúncias de assassinato deverão também passar para a Justiça. Na Câmara, que só julga politicamente a quebra do decoro parlamentar, o caso será arquivado.

O pedido de abertura do inquérito no STF foi feito em dezembro passado pelo procurador-geral da República, Claudio Fonteles. Ontem, ele confirmou que o processo do STF será enviado à Justiça do Rio.

O relator do pedido de cassação na Câmara, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), anunciou que enviaria a Fonteles cópia de seu voto, com novos elementos para aprofundar a investigação criminal.

O advogado de André Luiz, Michel Saliba, informou ontem que está estudando a possibilidade de recorrer ao Supremo contra a cassação. Saliba disse que orientou André Luiz a renunciar, para não ficar inelegível, ao longo do processo na Câmara. Ele não aceitou essa saída e estaria arrependido. André Luiz viajou ontem para o Rio.

Perícia na fita com ameaça a Chico Alencar

Outro que deixou Brasília logo cedo rumo ao Rio foi o ex-bispo Carlos Rodrigues (PL-RJ), que se diz ameaçado de morte por André Luiz. Na votação da cassação, Rodrigues só entrou no plenário para votar quando seu desafeto já havia saído para se trancar no gabinete e esperar o resultado da votação.

Já o deputado Chico Alencar (PT-RJ), que logo após a sessão de cassação foi ameaçado pelo advogado César Pimentel, passou a madrugada sendo ouvido e acareado com o amigo de André Luiz na sede da Polícia Legislativa da Câmara. Ontem pela manhã um homem que se identificou como Oyama Bastos Freire ligou para Chico dizendo que fora ele, e não Pimentel, que havia dito a frase: "Você vai ser o próximo". A fita com a gravação da ameaça será periciada para verificar de quem é a voz.