Título: PPS E PDT FAZEM ALIANÇA PARA A DISPUTA NO RIO
Autor:
Fonte: O Globo, 06/05/2005, O País, p. 8

Os dois partidos têm três nomes para a sucessão em 2006

A corrida eleitoral pelo governo do Estado do Rio ganhou mais três nomes ontem, com o anúncio da aliança estadual entre PDT e PPS. Em reunião na Assembléia Legislativa do Estado do Rio, o presidente do PPS fluminense, deputado estadual Comte Bittencourt, e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, estabeleceram um acordo de operação conjunta das respectivas bancadas na Assembléia - juntas, somam seis deputados - e apresentaram os pré-candidatos Denise Frossard, deputada federal pelo PPS do Rio de Janeiro; Arnaldo Viana, ex-prefeito de Campos pelo PDT; e Jorge Roberto Silveira, ex-prefeito de Niterói pelo mesmo partido.

Aliança com PT de Vladimir também é possível

Segundo Comte e Lupi, os três nomes serão submetidos a debates nos partidos e a pesquisas de opinião ao longo da pré-temporada eleitoral. Os partidos ainda não decidiram sobre uma possível composição para determinar a cabeça de chapa, o que só deverá acontecer no ano que vem. PPS e PDT também vão aguardar o processo eleitoral para decidir se, em caso de derrota no primeiro turno, haverá campo para apoio a uma candidatura considerada por ambos os partidos de esquerda e capaz de enfrentar o candidato do PMDB da governadora Rosinha Garotinho e do ex-governador Anthony Garotinho.

- Demos início a um debate interno. Não há compromisso ainda - diz Comte Bittencourt, observando que a aliança estadual segue a aliança nacional dos dois partidos. - Estabelecemos um calendário de atividades para ir montando candidaturas alternativas ao partido do secretário Anthony Garotinho.

Comte diz considerar o pré-candidato do PT, Vladimir Palmeira, não um adversário difícil, mas um adversário competente e ético, a quem a coligação PPS-PDT poderia emprestar apoio num eventual segundo turno em 2006.

Lindberg apóia pré-candidato petista

Carlos Lupi disse acreditar que a aliança com o PPS apresentará uma opção clara ao eleitorado fluminense:

- Vamos mostrar um caminho à esquerda do PT, recuperando o rumo que, por esquecimento ou incompetência, o PT perdeu.

Lupi já está trabalhando a costura de alianças com o PPS nos estados. Ontem, esteve em Belo Horizonte.

No Rio, o pré-candidato petista Vladimir Palmeira visitou ontem o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, a quem foi pedir apoio. O prefeito se disse pronto a ajudar na viabilização da candidatura e na campanha. Vladimir está cumprindo agenda de conversas com os prefeitos petistas do Estado do Rio.