Título: GIL DECIDE FICAR APÓS CONVERSA COM LULA
Autor:
Fonte: O Globo, 06/05/2005, O País, p. 9

Ministro da Cultura estava insatisfeito com corte de verbas

BRASÍLIA. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, confirmou ontem que pensou em deixar o governo por causa do contingenciamento de recursos de sua pasta este ano. Gil fizera o desabafo em conversa com pelo menos um amigo, como noticiou a coluna de Ancelmo Gois no GLOBO quarta-feira. O ministro mudou de idéia e decidiu ficar no governo, após reunião anteontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro mencionou a conversa sobre sua possível demissão em entrevista no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Ao ser perguntado pela rádio CBN se realmente conversara com amigos sobre a possível saída do governo, Gil confirmou:

- Uma conversa, como você está dizendo. Conversou-se sim, isto. Eu conversei isso com alguém.

O ministro disse, porém, que não chegou a ser necessário tratar do assunto com Lula. No encontro com o presidente, Gil reclamou do corte de verbas e do descaso do governo com os servidores do Ministério da Cultura. Dos R$480 milhões do orçamento do ministério, R$266 milhões foram contingenciados. Lula se mostrou receptivo às queixas e determinou que os ministérios da Fazenda e do Planejamento encontrem soluções para os dois problemas apresentados pelo ministro.

Satisfeito com o resultado, Gil achou desnecessário introduzir o tema demissão:

- Para o presidente não precisei falar porque nos dispusemos a resolver as questões.