Título: BRASIL VAI APOIAR URUGUAIO EM ELEIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 06/05/2005, Economia, p. 28

Governo fortalecerá candidato do Mercosul na disputa contra francês

BRASÍLIA. Duas semanas depois da eliminação do embaixador Luiz Felipe Seixas Corrêa no primeiro turno do processo de eleição para a diretoria-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o governo brasileiro jogou a toalha e, em nome da unidade sul-americana que tanto defende, decidiu declarar seu apoio ao uruguaio Carlos Pérez del Castillo. A notícia foi dada diretamente, na noite de quarta-feira, pelo chanceler Celso Amorim, ao presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez.

No segundo turno da eleição, há uma semana, o Brasil decidiu não apresentar sua lista de preferências, por considerar que os três candidatos que ainda estavam concorrendo - Pérez del Castillo, o francês Pascal Lamy e o mauritano Jaya Krishna Cuttaree - não correspondiam aos anseios do governo brasileiro. Mas como só restarão na terceira rodada Castillo e Lamy, o que indica uma polarização entre países ricos e em desenvolvimento, os brasileiros estarão ao lado do uruguaio, reaproximando-se do Mercosul, até agora dividido. O vencedor será conhecido no fim deste mês.

Segundo nota do Itamaraty, Amorim e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiram o assunto e entenderam que o Brasil deveria apoiar o uruguaio. A resistência a Castillo devia-se ao fato de as propostas do uruguaio (que presidiu o Conselho-Geral da OMC no início das negociações agrícolas) serem consideradas favoráveis aos países ricos. Na época, o Brasil reagiu articulando a criação do G-20, com apoio da Índia e da China.

Legenda da foto: PÉREZ DEL Castillo: o uruguaio é candidato para diretoria-geral da OMC