Título: FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA CHEGA AO RIO
Autor:
Fonte: O Globo, 07/05/2005, Rio, p. 23

BRASÍLIA. Cerca de 200 homens da Força Nacional de Segurança Pública desembarcam hoje no Rio. Eles serão treinados no Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar para subir morros e atuar em favelas. A previsão é que eles fiquem na cidade durante um mês, quando serão substituídos por outros 200 policiais.

O secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Luiz Fernando Corrêa, disse ontem que a Força Nacional atuará sempre em cooperação com as Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, além da própria Polícia Federal. Os policiais não farão patrulhamento ostensivo, devendo participar apenas de operações específicas em conjunto com as polícias estaduais. Mas isso só depois que passarem pelo treinamento no Bope:

¿ Não vamos expor esses homens a risco desnecessário, nem fazer pirotecnia.

O treinamento incluirá ainda aulas no Centro de Aperfeiçoamento de Praças da PM, onde o grupo, recrutado em 25 estados, ficará alojado. A Força fará a segurança dos Jogos Pan-Americanos e o governo quer ambientar os policiais à realidade carioca. O secretário enfatizou que é ¿tranqüila¿ a relação entre os governos federal e estadual na área de segurança pública:

¿ Não tem nenhum caráter intervencionista. É pura cooperação. Tanto que a governadora vai recebê-los.