Título: GOVERNO DIZ QUE EXPORTAÇÃO DE CARNE PARA OS EUA SERÁ RETOMADA EM 1 MÊS
Autor: Martha Beck
Fonte: O Globo, 07/05/2005, Economia, p. 36

BRASÍLIA. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Nelmon Oliveira, disse ontem que o governo brasileiro decidiu suspender as exportações de carne do Brasil para os Estados Unidos por motivos preventivos. Segundo ele, as vendas para o mercado americano devem ser retomadas em menos de um mês. Desde quinta-feira está suspensa a emissão de certificados sanitários para os 28 frigoríficos brasileiros que exportam carne bovina industrializada para o mercado americano.

Segundo Oliveira, a decisão foi tomada porque o Brasil quis aperfeiçoar procedimentos que haviam sido apontados como irregulares por uma missão de técnicos americanos que esteve no Brasil entre março e abril.

¿ O governo suspendeu as exportações preventivamente e espero que em menos de um mês todas as questões já tenham sido solucionadas, e as vendas para o mercado americano sejam restabelecidas ¿ disse Oliveira.

Segundo ele, a missão americana que esteve no Brasil não detectou nenhuma falha grave no tratamento do produto, mas afirmou que o acordo sanitário entre os dois países não estava sendo cumprido de maneira integral. Os técnicos americanos viram, por exemplo, necessidade de intensificar o programa de treinamento de profissionais que fiscalizam os frigoríficos.

Missão americana deve voltar ao país ainda em maio

Os técnicos americanos também apontaram problemas na forma de contratação de fiscais. Isso porque nem todos os profissionais que trabalham nos frigoríficos são contratados diretamente pelo Ministério da Agricultura. Parte deles é contratada por meio de convênios com governos estaduais e municipais, o que torna o trabalho de análise menos seguro, uma vez que existe uma alta rotatividade de pessoal.

Outro problema, segundo a missão americana, estava no procedimento de auditoria dos frigoríficos que exportam para os EUA e também na metodologia de análise laboratorial. Segundo Oliveira, todos os problemas já começaram a ser tratados pelo governo brasileiro.

¿ Já sanamos 50% dos problemas apontados ¿ afirmou o diretor.

Segundo Oliveira, a medida não trará prejuízo aos frigoríficos brasileiros. Eles apenas terão um atraso de cerca de duas ou três semanas nos embarques de mercadorias. O Ministério da Agricultura pretende convidar a missão americana de volta ao Brasil já no próximo dia 16, para um novo trabalho de inspeção. Oliveira garante que ficará constatado que os problemas estão sendo resolvidos e que os frigoríficos do país estão adequados às normas sanitárias.