Título: CHÁVEZ: PDVSA VAI CUMPRIR
Autor: GDA/El Nacional
Fonte: O Globo, 07/05/2005, Economia, p. 36
CARACAS. Esta semana, a Venezuela foi sacudida por boatos de que a produção de petróleo da estatal PDVSA seria insuficiente para cumprir os contratos assumidos pelo país. Na quinta-feira, o presidente Hugo Chávez negou essa possibilidade. Ele atribui os rumores a uma campanha difamatória dos jornais ¿El Nacional¿ e ¿El Universal¿ contra a estatal.
Os jornais afirmam que a produção no país caiu 300 mil barris diários por problemas de manutenção, escassez de gás e defeitos nos poços. O presidente, no entanto, diz que a queda não passou de 100 mil barris.
¿ A produção na Venezuela não caiu e o país tem capacidade de cumprir seus compromissos ¿ afirmou o presidente, durante um ato público em Caracas.
O principal mercado exportador da PDVSA são os Estados Unidos, onde a companhia mantém uma importante rede de postos e refinarias.