Título: BRASIL FERROVIAS PODE RECEBER R$11,2 BILHÕES
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 07/05/2005, Economia, p. 37

CAMPINAS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem o investimento de R$1,5 bilhão na Brasil Ferrovias, empresa que reúne a Ferronorte, Ferroban e Novoeste, e é responsável pelo transporte de cargas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. O investimento faz parte da reestruturação acionária da empresa, criada em 2002, após o processo de privatização. Segundo a Associação Nacional dos Transportadores de Cargas (ANTF), os investimentos na recuperação de trilhos, vagões e locomotivas, e na criação de novas linhas interligando as já existentes podem chegar a R$11,2 bilhões até 2009.

A associação diz que, com os novos investimentos, a empresa poderá aumentar em 45% sua produtividade até 2008. Em 2004, a empresa faturou R$627 milhões e empregou três mil pessoas.

¿ Este ato é a concretização de um desejo, de um sonho daqueles que muitas vezes parecem pesadelo. Porque desde maio de 2003, quando lançamos o plano de recuperação das ferrovias brasileiras, até poucos meses atrás, parecia impossível fazer a engenharia que nos permitisse anunciar hoje, aqui, essa boa nova ¿ comemorou o presidente.

O presidente do BNDES, Guido Mantega, anunciou um aporte imediato de R$1,5 bilhão, dos quais apenas R$375 milhões sairão do bolso dos acionistas. Outros R$446 milhões virão da conversão de dívidas da empresa com o governo e mais R$647 milhões, do BNDES. Com isso, o banco passa a ser sócio da empresa.

Segundo o diretor-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, os acionistas da Brasil Ferrovias (entre os quais a Previ e a Funcef) estão dispostos a investir R$7 bilhões até 2009 e já solicitaram outros R$4,2 bilhões ao governo. A possibilidade de novos investimentos foi aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

¿ Boa parte do dinheiro que pedimos ao governo é para sanar o problema das invasões de áreas sob domínio da Brasil Ferrovias por sem-teto. Estimamos que 200 mil famílias vivam nessas áreas em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ¿ disse Vilaça.

Já o presidente do BNDES afirmou que o volume de investimentos deve chegar a R$2,5 bilhões até 2009. Segundo Mantega, com o aporte a Brasil Ferrovias poderá alcançar a marca de 21 milhões de toneladas até 2009.

Mantega quer que a empresa abra capital na Bovespa

O presidente do BNDES também salientou a vontade de que a empresa abra seu capital para outros investidores em um prazo de quatro anos.

¿ Eu insisti para que a Brasil Ferrovias abra seu capital em quatro anos e negocie no Novo Mercado de capitais da Bovespa ¿ afirmou.

O pesadelo ao qual Lula se referiu em seu discurso diz respeito à dificuldade de acordo entre os sócios. A origem, segundo o presidente do Conselho de Administração da Brasil Ferrovias, Guilherme Lacerda, está na forma equivocada como a privatização foi feita, em 1999.

¿ Esta reestruturação está corrigindo distorções do processo de privatização da década passada, quando se dividiram as ferrovias por lotes sem respeitar critérios ¿ disse Lacerda.