Título: ATENTADOS SUICIDAS MATAM 67 IRAQUIANOS
Autor:
Fonte: O Globo, 07/05/2005, O Mundo, p. 45

BAGDÁ. Carros-bombas dirigidos por terroristas suicidas mataram ontem pelo menos 67 iraquianos, numa intensificação da onda de violência que já causou cerca de 250 mortes desde que foi formado o novo governo, oito dias antes. No maior ataque da sexta-feira, um terrorista lançou um carro-bomba contra um mercado ao ar livre, matando pelo menos 58 pessoas e ferindo 44, em Suwayra, cidade xiita. Em Tikrit, cidade sunita de Saddam Hussein, um atentado semelhante contra um microônibus que transportava policiais matou pelo menos nove.

O atentado em Suwayra fez aumentar o medo de que os rebeldes provoquem uma guerra civil, por fomentarem a tensão entre xiitas ¿ maioria na população e no novo governo ¿ e os sunitas, minoria que se sente mal representada no poder.

Os rebeldes também pressionaram aliados dos EUA no Iraque: em vídeo divulgado na TV qatariana al-Jazeera, seqüestradores de um australiano exigiram que seu país retire seus soldados do Iraque em 72 horas, do contrário executariam o refém, Douglas Wood, de 63 anos. Ele é visto com a cabeça raspada, implorando por sua vida, sob a mira de armas de dois mascarados. Em Bagdá, policiais encontraram 14 corpos de civis executados enterrados.