Título: A TERRA ESTÁ CADA VEZ MAIS BRILHANTE E QUENTE
Autor: Kenneth Chang
Fonte: O Globo, 07/05/2005, O Mundo, p. 45
NOVA YORK. Revertendo uma tendência registrada há décadas de ¿escurecimento global¿, a superfície da Terra se tornou mais brilhante desde 1990, garantiram ontem cientistas americanos.
Mais brilho significa que mais luz solar ¿ e, portanto, mais calor ¿ está chegando ao solo. Isso pode ser explicado, em parte, devido às temperaturas recordes registradas neste mesmo período e pode acelerar a tendência de aquecimento do planeta.
¿ Vimos que o escurecimento não está mais lá ¿ afirmou Martin Wild, climatologista do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, e principal autor de um dos três estudos publicados na última edição da ¿Science¿ sobre o tema. ¿ Se há alguma coisa, há mais brilho.
Cientistas já haviam constatado que, de 1960 a 1990, a quantidade de luz solar que atingia o solo era reduzida em 2% a 3% por década. A partir dos anos 90, entretanto, em muitos lugares o aumento superou as perdas, segundo Wild. Em outros, como Hong Kong, que havia perdido mais de um terço da luz solar que recebia, houve um empate entre as duas tendências. Finalmente, em pouquíssimos lugares a tendência de apagamento continua, caso da Índia.
Os estudos publicados na ¿Science¿ chamam a atenção para o que consideram uma defasagem importante nos estudos sobre clima. Os cientistas não sabem exatamente o que causa o escurecimento ou o aumento do brilho, nem como essas tendências afetam o sistema climático mundial.
A Terra reflete de volta ao espaço cerca de 30% da luz recebida do Sol. Mudanças nessa capacidade de reflexão possivelmente causadas por alterações na cobertura de nuvens e pela poluição do ar poderiam ter tanto impacto sobre o clima global como os gases do efeito estufa.
Alguns cientistas dizem que a análise mais aprofundada desses fenômenos poderia explicar por que alguns modelos climáticos não funcionam.
¿ Acho que o escurecimento entre os anos 60 e 80 pode ter anulado o efeito estufa ¿ sugeriu Wild. ¿ Quando essa tendência foi revertida, os efeitos dos gases se tornaram mais evidentes. Não são mais mascarados.