Título: SITES BRASILEIROS USARÃO CEDILHA E ACENTOS
Autor: Elis Monteiro
Fonte: O Globo, 06/05/2005, Economia, p. 31

Nova regra já vale segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira, os internautas brasileiros poderão usar acentos e cedilha ao digitar o endereço dos sites nacionais (ou seja, aqueles com terminação ".br"). Quem digitar, por exemplo, www.docecomaçúcar. com.br>, será naturalmente redirecionado para o endereço www.docecomacucar.com.br>. Trata-se de uma determinação do Registro.br, em que são feitos todos os registros brasileiros de nomes de domínio - ".com.br" ou ".gov.br", por exemplo - obedecendo a normas internacionais.

O Registro.br www.registro.br> é uma entidade controlada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Comitê Gestor da Internet Brasileira, formado por representantes da indústria e da sociedade civil.

Segundo o Registro.br, a resolução se baseia no fato de que muitos internautas inexperientes não conseguem acessar determinados sites por digitarem os acentos, porque eles até agora não existiam nos endereços web (www) no Brasil. Cada país cujo idioma use acentos é livre para criar suas próprias regras de endereçamento para a web. Usuários dos programas de navegação na internet (ou browsers) Firefox e Mozilla não terão problemas com as novas mudanças. Mas quem usa o Internet Explorer, browser da Microsoft que domina o mercado, terá que baixar da internet, por meio do site www.idnnow.com, os plug-ins (extensões) necessários.