Título: `BARRIGA GRANDE NÃO COMBINA COM ESCOLA¿
Autor: Fernanda Escóssia e Letícia Lins
Fonte: O Globo, 07/05/2005, O País, p. 12

Mães ainda meninas, muitas acabam abandonando os estudos

RECIFE.No Centro Espírita Lar dos Humildes, são 14h e elas começam a chegar. Fazem parte de uma turma de 40 grávidas que participam de cursos sobre saúde, gestação, parto, doenças sexualmente transmissíveis. As gestantes se reúnem às quartas-feiras. Aprendem a bordar como alternativa de renda. Do grupo, 80% são quase meninas. Algumas tão jovens que não usavam contraceptivos por achar que a pouca idade era garantia para não engravidar. É o caso de Amanda Carla da Silva, 14 anos declarados, mas, segundo as amigas, dois anos mais nova. Amanda é a mais velha de quatro irmãos. Tem um namorado de 16, que é jornaleiro. Ela soube que estava grávida no segundo mês. Matriculada na sexta série, parou de estudar por achar que ¿barriga grande não combina com escola¿.

Aos 18 anos e na terceira gestação, Aparecida Maria da Silva começou tão cedo quando Amanda. Aos 13, descobriu estar grávida, aos quatro meses, porque não menstruava. Mas continuava brincando e andando de bicicleta, o que mais gosta de fazer.

¿ Vomitava tudo que o comia. Minha mãe pensou que eu estava com verme e me deu remédio. Eu tomei o medicamento, mas não melhorei. Aí, ela me levou para o Agamenon Magalhães (hospital do SUS) e lá os médicos descobriram que eu estava grávida. Tomei um susto. Não tinha mais jeito mesmo, a besteira estava feita e a única coisa que eu podia fazer era esperar ¿ conta ela, que foi mãe pela primeira vez aos 14. Hoje, cuida de Adriele, de 4, e de Adrine, de 2. As duas são filhas do mesmo pai e o terceiro é do atual companheiro, que é biscateiro e tão jovem quanto ela:

¿ Tive um susto horrível na primeira menina. Ela nasceu em casa e fui transportada pelos vizinhos para o Hospital Barão de Lucena, onde o cordão umbilical foi cortado.

Aparecida deixou de estudar na primeira gravidez, mas agora está conseguindo conciliar a maternidade com os estudos e está na primeira série do Ensino Médio.