Título: MATERNIDADE DE RISCO: ESTUDO DA FGV MOSTRA QUE, EM BAIRROS POBRES, SÃO 26,6 FILHOS PARA CADA CEM JOVENS DE 15 A 19
Autor: Fernanda Escóssia e Letícia Lins
Fonte: O Globo, 07/05/2005, O País, p. 12

Fecundidade na favela é cinco vezes mais alta

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que, na faixa de 15 a 19 anos, a fecundidade das cariocas é cinco vezes maior nas favelas do que nos bairros de renda mais alta. A partir de dados do Censo 2000, o economista Marcelo Néri afirma que, em cada grupo de cem jovens de 15 a 19 anos em bairros pobres, há 26,6 filhos. Na Zona Sul, a taxa cai para 5,4 filhos. No Rio, a taxa é de 15.

¿ A gravidez precoce está muitas vezes associada à pobreza. Há casos de jovens que se envolvem com traficantes, e os filhos vivem numa situação de altíssimo impacto social ¿ diz o economista.

Pelo estudo da FGV, há 46 milhões de mães no Brasil ¿ 62% das mulheres com mais de 10 anos. O Rio é a capital com menor taxa de fecundidade: 1,44 filho por mulher. Depois vêm Porto Alegre, São Paulo e Florianópolis. As maiores taxas estão em Macapá, Rio Branco, Boa Vista e Porto Velho. No ranking de todos os municípios, o Rio fica em quarto lugar, atrás de Santos (SP), Niterói e São Caetano. A maior taxa é de Uruá, no Pará, com 3,12 filhos.