Título: EM BUSCA DE PARCERIAS NOS NEGÓCIOS
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 08/05/2005, O País, p. 12

BRASÍLIA. Paralelamente à Cúpula América do Sul-Países Árabes, será realizado um evento que, segundo especialistas e empresários, deverá trazer mais resultados concretos do que a parte política: o seminário empresarial ¿América do Sul ¿ Países Árabes: Construindo uma nova parceria¿. Especialmente para os sul-americanos, um dos desafios será tentar dobrar os donos dos petrodólares, convencendo-os a investir na região, e não apenas nos EUA e na Europa.

Até a última sexta-feira, havia 850 empresários inscritos, metade brasileiros e o restante árabes e de outros países sul-americanos. Todos estão de olho num mercado que, somente no ano passado, somou US$240 bilhões em importações realizadas pela Liga Árabe. O Brasil vende apenas US$4 bilhões para a região.

Uma estratégia inédita posta em prática há alguns meses ¿ e que já traz resultados ¿ é descobrir quais os bancos que administram os capitais árabes. A idéia é procurar os banqueiros e mostrar para eles que o Brasil é um bom lugar para se investir.