Título: EM DISCUSSÃO, EDUCAÇÃO, VOTO NULO E CORRUPÇÃO
Autor: Letícia Helena
Fonte: O Globo, 08/05/2005, O País, p. 15

Jovens sugerem exame de qualificação para candidatos à Presidência

Dois temas predominam nas discussões da ¿Brasil 2022¿: corrupção e educação. Mas, mantidos os limites do bom senso, é possível debater qualquer assunto. Na semana passada, por exemplo, a discussão girava em torno da necessidade de os candidatos à Presidência passarem por um exame de qualificação antes da campanha eleitoral. Outros internautas, porém, levantavam a bandeira do voto nulo.

¿ Pelo que escrevem na página, dá para perceber que os jovens acreditam que, sem ética na política, o Brasil não vai para a frente. E também apostam que o país só vai crescer e diminuir sua desigualdade social quando investir mais em educação ¿ conta o administrador da página, Jorge Hori.

Quem abre a página patrocinada pelo PNBE encontra outra surpresa: links para meia dúzia de outras comunidades que também discutem política e o futuro do país. Na maioria, o tom da discussão é sempre o mesmo, com muitas críticas à situação atual do país e enorme disposição para trabalhar por mudanças.

Muitos jovens participam de diversas comunidades

São comunidades como ¿Vamos melhorar o Brasil¿ ou ¿Melhorando o Brasil¿, que reúnem propostas para resolver problemas como a crise na saúde e na educação, a violência, os menores abandonados. Outras, como ¿Movimento Brasil Nova Era¿, ¿Brasil outro¿ ou ¿Brasil que dá certo¿, recolhem exemplos de setores em que o país funciona. O curioso é que muitos jovens participam de diversos grupos sobre o mesmo tema.

¿ Gosto de discutir política e acredito que o Orkut é um ótimo fórum de debates. Usamos um instrumento de comunicação de massa de última geração para mostrar que nem sempre a internet serve apenas para se jogar conversa fora ¿ diz o estudante de engenharia Cássio Lobo, de 21 anos, um carioca que participa de seis comunidades ligadas à política no Orkut.

O coordenador do PNBE lembra que, além de corrupção e educação, os jovens que acessam a ¿Brasil 2022¿ também demonstram muita preocupação com o meio ambiente ¿ e proteger a natureza está entre as ações que mais parecem mobilizar os internautas.

¿ Creio que isso tem a ver com o fato de que o setor ambiental é um dos poucos em que você pode agir sozinho, nos pequenos gestos do dia-a-dia ¿ observa Hori.

Da defesa do meio ambiente à política na internet

E foi justamente o engajamento na defesa do meio ambiente que levou a advogada mineira Renata Campos, de 26 anos, a participar de quatro comunidades sobre política no Orkut. Ela acredita que é impossível proteger o patrimônio ambiental brasileiro sem pensar em outras questões, como a miséria e a desigualdade social.

¿ Pela rede, você conhece e mobiliza pessoas com interesses muito parecidos com os seus. O pulo-do-gato será transformar esse engajamento virtual em propostas concretas para melhorar o país. É só uma questão de tempo ¿ diz a advogada.