Título: DOUTOR EIRAS ESTÁ SOB INTERVENÇÃO
Autor: Alessandro Soler
Fonte: O Globo, 08/05/2005, Rio, p. 24

Clínica de Paracambi melhora atendimento mas ainda tem problemas

Fora dos limites da cidade, a mais emblemática unidade para tratamento de distúrbios psiquiátricos do estado, a Casa de Saúde Doutor Eiras de Paracambi, está desde junho do ano passado sob intervenção da prefeitura, com supervisão do Ministério da Saúde. As melhorias são visíveis naquele que costumava ser chamado de o maior hospício da América Latina. Como também o são as persistentes más condições de alojamento de parte dos internos.

Já não há mais pacientes amarrados nem subnutridos. A sujeira tampouco se acumula. Mas em alguns pavilhões, como o GLOBO constatou semana passada, pacientes, muitos descalços, ficam vagando, sem ter o que fazer, em salas com pouca luz e muito mofo. O número de cuidadores também é menor do que o desejável. Muitos pacientes choram e gritam, contribuindo para que se instale um clima de caos. Como ocorre no Nise da Silveira, perto desses lugares insalubres localizam-se residências de passagem ideais, com três pessoas por quarto, cuidadores 24 horas e liberdade total de ir e vir para os residentes.

¿ Já conseguimos construir dez residências terapêuticas na região, onde os pacientes moram sozinhos, com acompanhamento dos cuidadores. A prefeitura de Paracambi tem outras 11 e fará mais dez este ano. Queremos todos fora daqui. Não faz sentido manter essas pessoas trancafiadas. A escassez de recursos é enorme, estamos melhorando a situação dos que permanecem aqui na medida do possível ¿ diz Sergio Levcovitz, diretor médico da clínica e representante do Ministério da Saúde.