Título: O PARAÍSO DOS PÁSSAROS APREENDIDOS PELO IBAMA
Autor: Paulo Roberto Araújo
Fonte: O Globo, 08/05/2005, Rio, p. 25

Viveiro abriga aves de feiras e zoológicos clandestinos

Juca é um belo anfitrião, principalmente quando os visitantes chegam com uma câmera fotográfica. Um dos pássaros mais coloridos da nossa fauna, Juca é um corrupião (Icterus jamacaii) dócil que habita, com outras 200 aves, o Viveiro dos Pássaros de Rio das Ostras, o maior do Brasil. Com 80 metros de comprimento e 20 de altura, o viveiro ¿ construído no centro do Parque dos Pássaros, onde há amostras dos ecossistemas de Mata Atlântica ¿ recebe pássaros apreendidos pelo Ibama nas feiras livres clandestinas.

Planejado para ser um espaço conservacionista, o lugar é o endereço certo para os animais que precisam de cuidados especiais antes de serem reintroduzidos em seus habitats naturais. Alguns, como é o caso do corrupião Juca, não podem ficar soltos porque, de tão domesticados, seriam presa fácil para os caçadores de passarinho ou predadores naturais.

¿ O viveiro também foi projetado para servir de ambiente de reprodução de aves ¿ disse o autor do projeto do viveiro, o biólogo Flávio Pereira, da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza (FBCN).

A primeira tentativa de reprodução deu certo: há poucos dias nasceu o primeiro filhote do viveiro, um galo-da-campina.