Título: EM DIREÇÃO A MECA: SISTEMA DE VIGILÂNCIA CONTA COM NOVE MIL HOMENS
Autor: Eliane Oliveira e Renato Galeno
Fonte: O Globo, 10/05/2005, O País, p. 3
Esquema de segurança pára Brasília; PF rejeita credenciamento de suspeitos
Guarda-costas do presidente do Iraque têm armas retidas no desembarque
BRASÍLIA. Numa medida preventiva a ataques terroristas ou possíveis tentativas de tumultuar a Cúpula América do Sul-Países Árabes, a Polícia Federal fez uma operação pente-fino e rejeitou o pedido de credenciamento de mais de cem pessoas, entre elas 20 estrangeiros, interessadas em prestar serviços durante a reunião dos 33 chefes de Estado e de governo. Todos os integrantes desse grupo respondem a inquéritos ou processos por crimes. A suspeita é de que alguns deles estariam tentando infiltrar-se no quadro de prestadores de serviços para atacar líderes da cúpula.
¿ Todas essas pessoas relacionadas neste veto ao credenciamento representam risco à segurança das autoridades ¿ disse um delegado.
A Polícia Federal também vem recebendo, há mais de um mês, alertas de agências estrangeiras de inteligência e até do FBI, a polícia federal americana, sobre o deslocamento para o Brasil de pessoas supostamente vinculadas a grupos terroristas. Algumas dessas pessoas já foram localizadas e estão sendo acompanhadas pela polícia.
O rigor da segurança provocou um desentendimento entre policiais brasileiros e seguranças do presidente do Iraque, Jalal Talabani. Quatro seguranças de Talabani tiveram suas armas retidas pela PF ao desembarcarem na Base Aérea. Eles estavam sem a autorização de porte de arma no Brasil. O pedido tem que ser feito ao Itamaraty. As armas devem ser devolvidas hoje.
Espaço aéreo do Plano Piloto está fechado
Nove mil homens do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, da PF, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil estão mobilizados no maior esquema de segurança já montado na capital do país. Segundo o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, o Brasil cultiva relações de amizade com todos os países árabes e da América do Sul, mas nem por isso as delegações estão livres de tentativas de ataques. Mais de cinco mil autoridades, assessores, políticos e empresários já se credenciaram para a cúpula.
¿ A segurança tem que estar sempre preocupada com a pior hipótese ¿ disse Félix.
Por medida de segurança, a Força Aérea Brasileira interditou o espaço aéreo do Plano Piloto, área central de Brasília, desde domingo. Só são permitidos na área vôos acima de três mil metros de altura
A área onde estão os hotéis e os locais de reuniões da cúpula está sendo patrulhada por um frota especial composta por três aviões tucanos T 27 e quatro helicópteros Super Puma e Esquilo. Helicópteros da PM também estão sendo usados para fazer o reconhecimento aéreo.
A Marinha isolou um longo trecho do Lago Paranoá, próximo ao Hotel Blue Tree e ao Palácio da Alvorada, residencial oficial do presidente Lula. Os fuzileiros fizeram uma varredura na área e até mergulharam no lago para se certificarem da inexistência de explosivos. O Exército está fazendo a segurança ostensiva de todos os locais de passagens, reuniões e hospedagem das delegações.
PMs estão fazendo, desde sexta-feira, a segurança de hotéis, shopping centers, restaurantes e até de bares e boates que podem ser freqüentados por integrantes das delegações estrangeiras.