Título: PRESIDENTE DO IRAQUE BUSCA APOIO NO EXTERIOR
Autor: Valderez Caetano
Fonte: O Globo, 10/05/2005, O País, p. 8

Encontro no Brasil é a estréia no cenário internacional de Talabani desde que tomou posse

BRASÍLIA. O presidente iraquiano, Jalal Talabani, estreará hoje no cenário internacional, depois de se tornar o primeiro presidente de seu país eleito democraticamente em mais de meio século. Olhado com desconfiança por alguns países árabes, ele busca em Brasília conquistar a legitimidade que a ocupação americana de seu país eclipsou, segundo vizinhos como Síria e Irã.

Ontem, a principal preocupação do ministro das Relações Exteriores do Iraque, Hoshyar Zebari, era justamente a de se dedicar a essa missão de fazer do presidente eleito um governante reconhecido internacionalmente.

¿ Viemos aqui conquistar apoio internacional para o governo democraticamente eleito do Iraque ¿ afirmou Zebari.

Depois de tomar posse em 7 de abril, esta é a primeira viagem para fora de seu país. Antes de vir para o Brasil, ele passou em Amã, na Jordânia. O esquema de segurança que cerca Talabani não tem paralelo em Brasília. Além dos batedores que cercam o comboio oficial, um helicóptero o segue em cada deslocamento pela capital. Segundo fontes do Itamaraty, a segurança pessoal de Talabani é feita não por iraquianos, mas pelo serviço secreto americano.

Nas reuniões de ontem, a delegação iraquiana conquistou uma vitória diplomática ao conseguir que o rascunho do documento final da reunião contenha uma condenação total ao terrorismo. Zebari insinuou que o trecho seria uma referência direta aos ataques da resistência iraquiana.

O país não se comprometeu a apoiar o pleito brasileiro a uma vaga no Conselho de Segurança da ONU, ao contrário do que outras delegações árabes estão fazendo.