Título: COMITIVA ARGENTINA TEM 4 MINISTROS
Autor: Cristiane Jungblut, Maria Lima e Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 10/05/2005, O País, p. 9
Kirchner quer discutir com Lula os pontos de conflito entre os dois países
BUENOS AIRES. O presidente Néstor Kirchner desembarcou ontem em Brasília com a intenção de discutir todos os pontos de conflito que nas últimas semanas estremeceram o relacionamento bilateral. Prova disso é a comitiva que acompanha o presidente argentino, integrada pelos ministros da Economia, Roberto Lavagna, do Planejamento, Julio De Vido, pelo chefe de gabinete, Alberto Fernández (que tem status de ministro), e pelo secretário de Energia, Daniel Cameron. O ministro das Relações Exteriores, Rafael Bielsa, chegou há dois dias.
Os funcionários mais importantes do governo argentino foram convocados por Kirchner para participar de uma visita considerada fundamental pelo presidente argentino.
¿ Mais do que participar da cúpula de presidentes da América do Sul e países árabes, Kirchner veio negociar uma trégua com o Brasil ¿ disse uma fonte do governo argentino.
A lista de conflitos inclui as diferenças comerciais entre os dois países, as divergências em relação à Comunidade Sul-Americana de Nações e a reforma do Conselho de Segurança da ONU. Ontem, representantes da União Industrial Argentina se reuniram com os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan. Para os empresários argentinos, que contam com total respaldo do governo Kirchner, o Mercosul, tal como existe hoje, não beneficia a Argentina. (Janaína Figueiredo)