Título: `O ESTADO BRASILEIRO PRECISA COMER MENOS¿
Autor:
Fonte: O Globo, 10/05/2005, O País, p. 10

FH diz que falta competência

VITÓRIA. O Estado brasileiro é gordo, mas não é forte; come muito e faz pouco exercício. Com essas metáforas, o ex-presidente Fernando Henrique criticou ontem a administração federal em visita a Vitória. Para ele, o Estado precisa ser mais competente na gerência dos problemas.

¿ Precisamos de um Estado forte. Forte não é ser gordo, é ser musculoso. Para ser musculoso não precisa comer tanto, precisa fazer mais exercício. O Estado brasileiro precisa comer menos e fazer mais exercício. Tomar menos impostos e ser mais competente ¿ afirmou.

O ex-presidente criou um neologismo para criticar a fome do governo na arrecadação de impostos.

¿ Chegou o momento de a sociedade cobrar do governo a diminuição do seu engurgitamento ¿ disse, explicando que isso não significa Estado mínimo, nem Estado menor, mas sim mais eficiente.

Fernando Henrique foi a Vitória para uma palestra sobre o terceiro setor. Afirmou que não será candidato à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, alegando que não quer "obstruir o caminho do partido", o PSDB. Elogiou os governadores tucanos Geraldo Alckmin (SP) e Aécio Neves (MG) e o prefeito de São Paulo, José Serra, também do PSDB. Mas foi enigmático ao responder se sua palavra final sobre a própria candidatura era negativa:

¿ A última palavra que a gente diz é que está morrendo. Eu não estou morrendo.

Sobre uma possível participação nas articulações para a vitória de Severino Cavalcanti para a presidência da Câmara, Fernando Henrique foi irônico:

¿ Não é de meu feitio fazer articulações para atrapalhar o governo. O governo se atrapalha sozinho. Severino é aliado de Lula e o presidente é aliado dele.