Título: CIRO GOMES ACENA DE NOVO COM CANDIDATURA NO RIO
Autor:
Fonte: O Globo, 10/05/2005, O País, p. 10

Ministro diz que pode trocar de partido e trabalhar pelo mas também apoiar Vladimir

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, disse ontem que não é pré-candidato ao governo do Estado Rio e que não está se filiando ao PSB, mas não negou que possa trocar de partido e disputar o governo fluminense. Ao mesmo tempo, mostrou-se disposto até a ajudar uma possível candidatura do petista Vladimir Palmeira.

¿ Não corresponde (à verdade) ¿ disse o ministro, depois de ter dado uma palestra no Rio sobre a transposição das águas do Rio São Francisco, ao responder a uma pergunta de jornalistas sobre sua pré-candidatura.

Disse, porém, que pode mudar seu domicílio eleitoral do Ceará para o Rio e que pode vir a entrar para o PSB:

¿ Admito (mudar o domicílio). É preciso só ver qual é a razão para isso. Posso ir eventualmente para outro partido. Este outro partido pode ser, eventualmente, o PSB. Mas isso é a conclusão de uma dinâmica.

Sobre o Rio e a pré-candidatura de Vladimir Palmeira, Ciro disse que quer ajudar o estado:

¿ Acho que todo mundo que puder, que tiver alguma responsabilidade, tem que ajudar. Então, eu tenho que ajudar também se tenho alguma responsabilidade que alguém identifica em mim. Isso quer dizer candidato a governador? Não. Será que está na minha altura fazer um bom trabalho no Rio? Não sei. Quero dizer o seguinte: qual é a minha tarefa? Carregar panfleto para Vladimir Palmeira? Então é o que vou fazer. Vou ajudar no que tiver ao meu alcance.

Quando uma jornalista perguntou sua opinião sobre a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, que ele afirmara, durante a palestra, ser diferente da do governo, Ciro disse:

¿ Eu tenho uma opinião diferente (sobre a demarcação). (Minha opinião) Não é da sua conta. Isto é assunto interno do governo.