Título: MULHER E FILHA DE GUTIÉRREZ DEIXAM BRASÍLIA
Autor: Demétrio Weber e Flávio Freire
Fonte: O Globo, 09/05/2005, O Mundo, p. 22

Autoridades não confirmam regresso para Quito

BRASÍLIA e SÃO PAULO. A Superintendência da Polícia Federal informou que o ex-presidente do Equador Lucio Gutiérrez, sua mulher, Ximena, e a filha mais nova do casal, Viviana, de 15 anos, deixaram ontem Brasília rumo a São Paulo. De lá, Ximena e Viviana seguiriam à noite para Quito, em vôo comercial. O ex-presidente teria obtido uma permissão do Ministério da Justiça para acompanhar o embarque e deve voltar hoje para Brasília, segundo a PF.

Em São Paulo, entretanto, ninguém confirmou o embarque da mulher e da filha do ex-presidente equatoriano no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos. A Polícia Federal disse desconhecer a presença de Gutiérrez e seus parentes no aeroporto. Na sala de embarque VIP nenhum funcionário registrou a passagem do ex-presidente e de sua família. Funcionários da Copa e do Lloyd Boliviano, únicas duas companhias que têm vôos regulares de Cumbica para Quito, disseram que não poderiam dar informações sobre passageiros.

Ximena e Viviana renunciaram na última sexta-feira ao asilo político concedido pelo governo brasileiro. Oficialmente, elas não alegaram qualquer motivo, mas Ximena, que é deputada no Equador, teria comentado informalmente que deseja reassumir seu mandato. Gutiérrez deixou Quito no último dia 24, quatro dias depois de ter sido deposto pelo Congresso. (Colaborou Renato Galeno, enviado especial a Brasília)