Título: PT e PSDB prontos para a guerra
Autor: Soraya Aggege e Flávio Freire
Fonte: O Globo, 15/10/2004, O país, p. 3

A principal disputa nacional entre PT e PSDB, protagonizada em São Paulo pela prefeita petista Marta Suplicy e pelo o tucano José Serra, começa hoje no rádio e na TV, às 20h30m, com o início do horário eleitoral gratuito do segundo turno, na base do ¿bateu, levou¿. Dos dois lados, a preocupação é uma só: não deixar sequer um ataque sem resposta, segundo explicaram ontem coordenadores dos programas dos dois candidatos.

¿ Vai ser como uma luta de boxe, mas não chegaremos a um vale-tudo ¿ exemplificou um dos responsáveis pela campanha petista, comandada pelo publicitário Duda Mendonça.

O programa de TV e rádio do PT será menos publicitário, menos emocional e mais jornalístico, mostrando a realidade de São Paulo. A idéia é exibir o que fez a prefeita, que tem aprovação de 80% (48% de ótimo e bom, segundo o Datafolha). Os petistas prometem mostrar não só as propostas do partido, mas os erros cometidos pelos tucanos em dez anos no governo do estado.

A estratégia petista prevê enfoque maior na educação (ponto forte de Marta) e na saúde (considerada área de Serra). O PT quer mostrar problemas em escolas e hospitais estaduais, a cargo do governador tucano Geraldo Alckmin. Estão previstos depoimentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama, Marisa Letícia, mas não serão o ponto forte da campanha. O principal será tentar convencer o eleitor de que os tucanos fizeram o que o PT chama de uma espécie de propaganda enganosa no primeiro turno.

O programa de TV do tucano terá duas linhas. A primeira, centrada nas propostas, vai mostrar um plano para as periferias das zonas Sul e Leste, redutos eleitorais de Marta, onde Serra pouco avançou no primeiro turno. Ele foi atacado pela petista por não ter apresentado programa de governo: só pôs seu projeto na internet na última semana da primeira fase.

A segunda linha da estratégia tucana é proteger Serra de possíveis ataques da campanha petista.

¿ Não vamos deixar ataques sem resposta. Se Marta fizer o que fez no primeiro turno, quando abandonou a campanha nos últimos 15 dias para atacar Serra, vamos revidar ¿ diz um dos coordenadores da campanha tucana, o deputado estadual Edson Aparecido.

Com 13 pontos à frente da prefeita, segundo o último Ibope, Serra quer mostrar na TV projetos para áreas carentes. Levará ao ar pedidos de eleitores e apresentará soluções em busca dos votos da periferia, onde Marta tem vantagem.

¿ Vamos mostrar que Serra tem projetos importantes para esses bairros ¿ diz Aparecido.

O programa vai reforçar a imagem de que Serra ¿será o prefeito que vai unir a cidade¿ e mostrará o otimismo tucano depois da vitória no primeiro turno com quase oito pontos de diferença.

Sobre os programas de TV de hoje, s equipes guardam segredo. O de Marta está pronto, mas há um de reserva. O que o eleitor vai assistir dependerá da avaliação a ser feita hoje de manhã sobre o debate de ontem na Bandeirantes.

Cada candidato tem dois períodos diários de dez minutos no rádio e dez minutos na Tv, inclusive aos domingos, além de 15 minutos em inserções para cada um, no rádio e na TV.