Título: ACORDO AMPLIA COMÉRCIO ENTRE MERCOSUL E GOLFO
Autor: Renato Galeno
Fonte: O Globo, 11/05/2005, O País, p. 5
Países vão fazer lista de produtos que terão os preços reduzidos
BRASÍLIA. A primeira conseqüência concreta da Cúpula América do Sul-Países Árabes foi a assinatura ontem de um acordo entre o Mercosul e o Conselho de Cooperação do Golfo. Trata-se do primeiro passo para a formação de uma zona de livre comércio entre as duas regiões. O documento é a base jurídica para que os blocos comecem a negociar uma lista de produtos que possam ser vendidos com tarifas reduzidas.
Apesar de ainda não haver uma previsão de quando esses entendimentos darão resultados práticos, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse acreditar que o acordo criará condições para incrementar o comércio entre o Golfo e o Mercosul. Ele citou como exemplo desse efeito o aumento do comércio entre o Mercosul e a Comunidade Andina em mais de 50% em 2004, antes mesmo que a redução de tarifas entrasse em vigor.
- Um acordo como este já seria uma justificativa suficiente para a cúpula. Tem muita gente querendo assinar acordo com a comunidade do Golfo, por motivos óbvios, e o Mercosul foi pioneiro - disse Amorim.
Os sócios do Mercosul também estão otimistas com as possibilidades de aumentar o comércio com os países do Conselho do Golfo - Bahrein, Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar e Kuwait.