Título: Aparte de Chávez causa embaraço para Talabani
Autor: Renato Galeno
Fonte: O Globo, 11/05/2005, O País, p. 5

Presidente da Venezuela interrompe líder iraquiano para criticar invasão do Iraque, provocando um mal-estar

BRASÍLIA. O mal-estar causado pela partida do presidente argentino, Néstor Kirchner, não foi a única fonte de tensão da Cúpula América do Sul-Países Árabes. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu um aparte ao presidente transitório iraquiano, Jalal Talabani, durante seu discurso.

- Gostaria de afirmar aqui que nós rechaçamos a invasão do Iraque - disse Chávez.

A frase foi recebida com um constrangedor silêncio pelos líderes. Ao retomar a palavra, depois de alguns segundos, para anunciar o próximo chefe de Estado a falar, Abdelaziz Bouteflika, presidente da Argélia e co-presidente da reunião de cúpula, disse que os amigos do Iraque são amigos dos países árabes, assim como seus inimigos assim são considerados por todos. Depois, acrescentou, medindo bem as palavras:

- Não aceitamos a ocupação de estados em qualquer lugar do mundo. Portanto, não creio que haja uma discrepância entre as idéias dos presidentes Chávez e Talabani.

Depois de outros discursos, Talabani pediu a palavra. Com um sorriso no rosto, mas demonstrando tensão, o presidente eleito do governo transitório do Iraque disse que era "preciso conhecer mais a História" de seu país.

- A decisão de manter tropas estrangeiras em nosso país para auxiliar na manutenção da estabilidade está amparada em resoluções das Nações Unidas. Fomos eleitos em eleições democráticas. Não queremos que tropas estrangeiras permaneçam em nosso país - disse Talabani, sem olhar para Chávez.

www.oglobo.com.br/especiais/exterior/

Legenda da foto: CHÁVEZ E O emir do Qatar: saia justa ao falar da invasão no Iraque