Título: LULA: 'PREVALECEU A CORAGEM DE ROMPER PADRÕES'
Autor: Eliane Oliveira, Maria Lima e Renato Galeno
Fonte: O Globo, 11/05/2005, O País, p. 8

Presidente diz que comércio deve ser justo e equilibrado

BRASÍLIA. Ao discursar na abertura da Cúpula América do Sul-Países Árabes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que é preciso construir um comércio internacional justo e equilibrado, livre de subsídios impostos pelos países ricos e que garanta aos países pobres os benefícios da globalização. Lula classificou de "ousada e ambiciosa" a reunião entre 34 países sul-americanos e árabes.

- Vencemos o ceticismo dos que duvidavam de nossa capacidade de trabalhar juntos. Prevaleceu a coragem de romper padrões estabelecidos e explorar alternativas, na busca de um futuro melhor para nossos povos. Queremos dar passos concretos e duradouros na luta pelo desenvolvimento e pela justiça social - disse Lula.

O presidente acrescentou que "o grande desafio é desenhar uma nova geografia econômica e comercial internacional". Ao falar sobre a intenção do Brasil de ter vaga no Conselho de Segurança da ONU, Lula propôs a democratização dos organismos internacionais para que os países em desenvolvimento tenham mais participação. Primeiro chefe de Estado a falar, Lula evitou improvisos ou temas mais polêmicos.

- Podemos traçar novos rumos na busca do desenvolvimento, sem desconsiderar caminhos tradicionais, mas com autonomia, criatividade e ousadia. Mas não estamos reunidos apenas em busca de vantagens econômicas e comerciais. Queremos a democratização dos organismos internacionais.

Lula disse ainda que a cúpula inaugurava uma forma pioneira de atuação de duas regiões distantes, mas ressaltou que o esforço só será recompensado se o desenvolvimento econômico resultar em avanços sociais.

www.oglobo.com.br/pais