Título: CACHAÇA, JÓIAS E RABADA FAZEM SUCESSO
Autor: Adriana Vasconcelos e Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 11/05/2005, O País, p. 8

Mulheres fazem protesto contra tratamento dado às muçulmanas

BRASÍLIA. Um grupo de oito mulheres conseguiu furar o bloqueio imposto pelos policiais em frente ao Centro de Convenções de Brasília, na abertura oficial da cúpula. Em protesto contra o tratamento dado às mulheres em nações muçulmanas, o grupo ateou fogo em vestimentas. As mulheres vestiam o hijab - um traje negro semelhante à burca, típico de países árabes, que deixa apenas os olhos à mostra.

- O hijab é um ícone da opressão - disse Ariadne Jacques, a coordenadora do movimento.

Os policiais não permitiram que o grupo chegasse perto do evento. Em silêncio, as mulheres ostentaram uma faixa com dizeres de repúdio à opressão sofrida pelas mulheres árabes, num protesto que não foi visto por qualquer autoridade árabe. A idéia inicial era levar 22 mulheres ao local, mas parte delas ficou detida no caminho por barreiras policiais.

Na tentativa de atrair a atenção e, sobretudo, os dólares das 32 delegações estrangeiras que participam da Cúpula América do Sul-Países Árabes, o Itamaraty organizou duas exposições no hall de entrada do Hotel Blue Tree, onde ocorreram ontem as principais reuniões: uma de jóias e outra de artesanato. Mas o que fez sucesso mesmo entre os visitantes, especialmente os árabes, foi a tradicional cachaça brasileira. Numa das lojas de conveniência do hotel, alguns estoques da bebida já se esgotaram.

- Meu estoque de Ipioca acabou. Foram 12 garrafas só hoje - contou a vendedora Alessandra Santos.

Como muitos do compradores árabes, por motivos religiosos, são proibidos de tomar bebidas alcoólicas em público, as vendas têm sido feitas da forma mais discreta possível. Muitos deles se recusam a levar a bebida em sacolas de plástico transparente, o que obrigou a loja a arrumar outra embalagem.

Embora com preços salgados - um colar com quase 70 quilates de brilhantes é vendido a US$270 mil - a exposição de oito joalherias brasileiras também chama a atenção. As grandes vedetes da exposição são as coloridas pedras nacionais, em especial o topázio imperial, que pode ir do amarelo ao vermelho e chega a ser mais raro que o diamante. A procura por artesanato brasileiro tem sido tão grande quanto pelas camisas da seleção brasileira vendidas por uma loja de souvenir.

O menu escolhido pelos restaurantes também agrada. Entre os pratos selecionados - mais de 70 foram degustados por diplomatas - destacava-se a rabada desfiada com polenta e o pirarucu com molho de pimentões e coco.

Legenda da foto: GRUPO VESTIDO com o hijab queima vestimenta contra a opressão das muçulmanas