Título: GIL A GREVISTAS: GOVERNO DECIDE SOBRE AUMENTO
Autor: Ana Wambier
Fonte: O Globo, 11/05/2005, O País, p. 10

Ministro da Cultura é cercado por servidores em greve e enfrenta hostilidades no Palácio Capanema, no Rio

Em meio às negociações entre governo federal e servidores da Cultura, em greve desde 5 de abril, o ministro Gilberto Gil foi recebido ontem no pilotis do Palácio Gustavo Capanema, sede dos ministérios da Cultura e da Educação no Centro do Rio, num clima hostil. Embora não tenha sido vaiado, foi interrompido quando discursava por gritos dos manifestantes, que não se conformavam com seus argumentos.

Antes de conversar com os grevistas, Gil foi cercado quando deixava o prédio em seu carro oficial. Impossibilitado de sair depois que uma funcionária sentou-se no chão na frente do carro, Gil abriu a porta e entrou no meio da multidão. Acreditando que o ministro buscava um microfone para discursar, a multidão o aplaudiu. O ministro, entretanto, passou direto por entre as pessoas, foi até a rua e chamou um táxi, mas prometeu retornar.

Duas horas e meia mais tarde estava de volta, desta vez acompanhado de seguranças. Gil buscou o microfone e foi aplaudido - de novo. Não durou muito. Assim que falou, começaram as contestações.

O ministro explicou que o papel do Ministério da Cultura é apenas o de intermediação política. Disse que quem decide sobre as reivindicações salariais dos grevistas é o Ministério do Planejamento e a equipe econômica do governo. Disse estar do lado das causas dos servidores.

Grevistas querem plano de carreira e concurso público

Servidores começaram a vaiar e o ministro não conseguiu ser ouvido por todos. Num certo momento formou-se um duelo: Gil de um lado e grevistas de outro, gritando frases como "nós acreditávamos no seu prestígio político", ou ainda "o Ministério está lavando as mãos".

Os servidores pedem o cumprimento da tabela emergencial que prevê aumento salarial de 70% para quem tem curso superior, 24% para quem tem ensino médio e 26% para auxiliares. Querem ainda a formalização de um plano de carreira e a realização de concurso público.

GREVE NA CULTURA SERÁ DECIDIDA ESTA SEMANA no Segundo Caderno

Legenda da foto: GIL, CERCADO por grevistas, discursa e enfrenta clima hostil no Rio