Título: Lula e Dirceu vão a jantar na casa de Roberto Jefferson para afagar o PTB
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 15/10/2004, O País, p. 4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem de um jantar no apartamento do presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), hoje aliado do governo do PT mas que já foi um dos principais integrantes da tropa de choque do ex-presidente Fernando Collor. Convidado de honra, Lula chegou por volta das 21h. Além dele, participaram do jantar o chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, que é do PTB.

Presidente também deve se reunir com o PMDB

A ausência mais notada da noite foi a do líder da bancada, deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE), o que provocou especulações sobre crise no partido. Nos próximos dias, o presidente Lula deve se encontrar também com integrantes do PMDB. Os dois partidos saíram enfraquecidos das eleições municipais.

No fim da tarde, Jefferson saiu do Palácio do Planalto com a confirmação da presença de Lula. O jantar foi combinado há uma semana durante encontro de Lula com o petebista. Além de o PTB ter perdido 9,5% dos votos para prefeito em relação a 2000, saiu com a imagem arranhada depois da denúncia de que teria apoiado o PT em troca de R$ 10 milhões. Em cidades como Rio e São Paulo, o PTB rompeu acordos com tradicionais aliados para entrar na coligação encabeçada pelos candidatos petistas Jorge Bittar e Marta Suplicy, respectivamente.

O jantar foi um pedido do PTB a Lula. O partido cobrava uma demonstração explícita de prestígio para tentar se reorganizar depois das eleições. Na semana passada, o PTB perdeu dois deputados: os pernambucanos Roberto Magalhães e Luiz Piauhylino.

PTB quer aumentar bancada e pede um ministério

A presença de Lula deve dar respaldo ao deputado Roberto Jefferson para que ele ponha em prática a estratégia de crescimento do PTB. A meta do partido é ambiciosa: aumentar a bancada de deputados federais dos atuais 50 para 65 parlamentares, passar de cinco para oito senadores e filiar pelo menos dois governadores. O PT já dobrou o número de deputados desde a eleição de 2002, e o PTB também quer aumentar o seu espaço no governo. Como bancada mais fiel ao governo na Câmara, o PTB deseja um novo ministério na reforma que o presidente Lula deve fazer no fim do ano.

Roberto Jefferson disse que o jantar era uma oportunidade de discutir as demandas do partido:

¿ A idéia é fazer um jantar social. Dona Marisa e as mulheres dos ministros foram convidadas. Mas se tiver espaço, vamos colocar na mesa as demandas do partido e nossa posição no governo ¿ disse o presidente do PTB ao sair de um encontro com José Dirceu, no Planalto, no fim da tarde.

O presidente Lula foi recepcionado com um pequeno sarau. Foram convidadas a soprano Denise Tavares e a pianista Cátia Almeida, que tocariam obras de Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos e Cláudio Santoro.

Também foram feitos ensaios de músicas de Altemar Dutra, caso Lula quisesse cantar. O deputado Roberto Jefferson também ensaiou algumas músicas. O cardápio foi codorna recheada, arroz arbóreo selvagem ao molho de vinho do Porto e filé com foie gras.

Insatisfação de aliados preocupa governo

O governo está preocupado com a votação de projetos importantes no Congresso depois das eleições. A primeira avaliação no núcleo político do Planalto é que existe uma insatisfação muito grande nos integrantes da base aliada. Ontem, o chefe da Casa Civil recebeu um relato dramático do líder do PMDB, deputado José Borba (PR), sobre a disposição da bancada peemedebista de votar matérias de interesse do governo.

¿ Existe uma insatisfação muito acentuada nos partidos aliados por dois motivos: o fraco desempenho eleitoral e a falta de liberação de recursos (emendas de parlamentares). O governo precisa ficar atento. Caso contrário, terá muitas dificuldades em aprovar matérias no Congresso ¿ disse Borba após a conversa com o ministro Dirceu.