Título: Lula receberá Luizianne no Planalto hoje
Autor: Gerson Camarott e Isabela Martin
Fonte: O Globo, 15/10/2004, O país, p. 10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber hoje a candidata do PT a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. O encontro tem dupla serventia: o governo respalda a candidatura da petista e ela dá mostras de que está afinada com Lula. Nos últimos dias, Luizianne mudou o tom de seu discurso, fazendo defesas de programas específicos do governo, e se comprometeu a mostrar na TV exemplos de prefeituras de sucesso do PT, como as de Porto Alegre, São Paulo, Recife e Aracaju.

Assessores do presidente chegaram a cogitar fazer o encontro entre os dois durante visita de Lula ao Ceará, mas a viagem foi cancelada por causa da indefinição de Luizianne e do mal-estar político que isso provocou. Lula visitaria, no dia 18, a barragem do Castanhão. Com o tom mais ameno do discurso de Luizianne, optou-se pelo encontro em Brasília.

O coordenador da campanha de Luizianne, deputado João Alfredo (PT-CE), ressaltou que o grupo não é contra o governo:

¿ Nós fazemos parte da base aliada. Não somos contra o governo, temos posições críticas, mas somos da base aliada e queremos que o governo desperte. Luizianne está conduzindo a campanha com firmeza ideológica e habilidade política ¿ disse, garantindo que a candidata não vai fazer discurso de oposição.

Durante a campanha, Luizianne Lins foi criticada pela cúpula do PT por não desistir de sua candidatura para apoiar Inácio Arruda (PCdoB). Depois de passar para o segundo turno, Luizianne ganhou o apoio da direção do partido. O encontro com Lula pretende mostrar que as mágoas devem ficar para trás para tentar garantir a vitória petista na capital cearense.

Ontem, as deputadas federais petistas Maninha (DF), Iara Bernardi (SP) e Luci Choinacki (SC), comandaram uma passeata de mulheres em Fortaleza em apoio a Luizianne.