Título: INFLAÇÃO PELO IGP-DI CAI QUASE PELA METADE
Autor: Fabiana Ribeiro
Fonte: O Globo, 11/05/2005, Economia, p. 25

Preços de produtos agrícolas e valorização do real fizeram índice subir 0,51% mês passado

Para surpresa dos analistas, o Índice Geral de Preços (IGP-DI) caiu quase pela metade em abril: a inflação passou de 0,99% em março para 0,51%. A desaceleração foi influenciada, principalmente, pelos preços dos produtos agrícolas no atacado, que saíram de uma alta de 3,59% em março para uma queda de 1,60% - a menor taxa desde outubro de 2004. A valorização do real também ajudou a derrubar a taxa. O IGP-DI foi divulgado ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

- A queda é resultado do fim dos efeitos da estiagem no Sul, que trouxe impactos em março - disse Salomão Quadros, coordenador de análises econômicas da FGV.

Queda de preços no atacado ainda não chegou ao varejo

Para o economista Luiz Roberto Cunha, da PUC-RJ, a queda da inflação já era esperada. Mas o tamanho do tombo surpreendeu as expectativas:

- Foi uma apuração baseada em dez dias. A valorização do câmbio influenciou na apuração. Afinal, boa parte dos itens que compõem o IPA (Índice de Preços por Atacado, um dos componentes do IGP) é exportável. Mas o consumidor ainda não sentiu essa queda - disse Cunha, prevendo que a inflação deve continuar nesse patamar nos próximos dois meses.

Quadros concorda com o professor da PUC-RJ. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - que também forma o IGP-DI - não acompanhou o ritmo dos preços no atacado. A inflação no varejo subiu de 0,70% em março para 0,88% em abril, a maior taxa registrada desde janeiro de 2004. Nesse grupo, itens de alimentação, vestuário, saúde e cuidados pessoais puxaram as maiores altas para o consumidor.

- A soja, que no atacado já aponta queda, no varejo ainda está em alta (de 1,99%). Também pesaram o reajuste dos medicamentos e os preços de feijão e laticínios. Sem contar o vestuário, que, com a mudança de coleção, teve novos preços - disse Quadros, que acredita que a meta de inflação pode ser alcançada. - O processo inflacionário não está fora do controle, mas é preciso um esforço da política monetária.

inclui quadro: oscilação dos preços